top of page

Vespa Primavera Batik: Choque de culturas

Redação


A Vespa  lançou a edição especial “Primavera Batik” em que as formas do modelo se combinam com os temas e padrões do tecido tradicional indonésio, obtido pela técnica Batik, que remonta ao século XII.

A nova Primavera Batik está anunciada no site oficial da Vespa nas cilindradas de 50cc, 125cc e 160cc, com uma cor única, devendo em breve chegar a Portugal.



Do encontro entre culturas distantes, mas unidas por uma elegância diferente e extraordinária, nasceu a Vespa Primavera Batik. As formas atemporais da Vespa Primavera combinam-se com os temas e texturas do Batik, o tradicional tecido indonésio , obtido com processos de fabricação exclusivos e preciosos e reconhecido pela UNESCO como património mundial.


Homenagem a uma arte centenária



A primeira evidência da técnica e arte do Batik remonta ao século XII. Este tecido específico, obtido por estampagem ou decoração manual, mas sempre utilizando cera de abelha durante o processamento, nasceu na ilha de Java , inicialmente como ornamento das classes aristocráticas, e depois espalhou-se por todo o arquipélago indonésio. Ainda hoje, o Batik é um elemento fundamental da cultura indonésia e é usado diariamente, não apenas em eventos formais.


O Batik chegou à Europa no século XIX, tornando-se uma ponte entre as culturas oriental e ocidental, as suas texturas elegantemente exóticas contaminaram estilos fundamentais como a Art Nouveau e, hoje, o mundo da alta moda.


Um hino à vida e à alegria



A Vespa Primavera Batik retoma os valores universais desta filosofia para criar uma edição especial que é um hino à vida e à alegria , à viagem e à descoberta. A sua cor básica, Batik Green, lembra as ondas nas praias tropicais. As linhas mais tensas evocam templos escondidos e a decoração Batik é uma coleção de sete motivos místicos diferentes, originários das ilhas, incluindo Java, Sumatra e Bali.


As decorações Batik, aplicadas na Vespa Primavera graças à Water Transfer Technology , partem da "gravata", o característico e distintivo friso frontal, para depois decorar a abertura do compartimento de arrumação no contra-escudo e finalmente percorrer o estribo e ao longo dos painéis laterais da Vespa. O selim, na cor Castanho Claro, com costuras em tons de verde, acrescenta um elemento de naturalidade, lembrando as nuances das praias ensolaradas.


A top case correspondente, personalizável com os adesivos Batik, disponíveis separadamente, amplia a funcionalidade da Vespa Primavera Batik, agregando capacidade de carga e completando a estética de uma das versões mais alegres da longa história da Vespa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page