
Para 2025, a Yamaha volta a ser a criadora de tendências na categoria Naked, ao dar as boas-vindas ao mais novo membro da família MT com um novo visual, especificações ainda mais elevadas e a opção de uma versão equipada com Y-AMT. A Yamaha MT-07 de 2025 é arrojada e vai certamente deixar-lhe um sorriso no rosto.
Sendo a moto que redefiniu a classe Naked bicilíndrica aquando do seu lançamento em 2014, a Yamaha MT-07 está entre as máquinas mais vendidas da Europa há mais de uma década. Abraçando a filosofia 'Dark Side of Japan', a MT-07 liderou o sector com seu estilo futurista e um motor recheado de torque que conquistou legiões de fãs em todo o mundo. O visual arrojado, por vezes radical, da série MT gerou um culto de seguidores, inspirando uma nova geração de motociclistas a adotar as duas rodas e a experimentar emoções que só os membros da comunidade MT compreendem.

A primeira MT-07 foi um sucesso instantâneo graças à combinação de seu baixo peso e a natureza divertida do motor CP2 de primeira geração, e esse caráter, criador de sorrisos, é o que torna a MT-07 num ícone dos tempos modernos. Estes ingredientes continuam a ser fulcrais na MT-07 2025, que foi concebida para oferecer uma experiência de condução ainda mais revigorante graças a um chassis revisto e a uma série de modos de condução personalizáveis, bem como à adoção do acelerador eletrónico YCC-T e a melhorias no som do motor CP2, que foi desenvolvido para criar uma ligação ainda maior entre o condutor e a máquina. O resultado: uma moto de média cilindrada versátil e divertida, que se adapta com a mesma facilidade às deslocações urbanas como às estradas de montanha.
Mas, apesar de toda a sua evolução, a MT-07 de 2025 mantém o espírito de 'hooligan do binário' pela qual se tornou conhecida, embora com maior requinte, mais tecnologia e mais componentes premium.
MAIS ESPECIFICAÇÕES, MENOS PESO

A MT-07 sempre foi elogiada pelo seu baixo peso e natureza desportiva, e é por isso que os engenheiros da Yamaha trabalharam com afinco para reduzir o peso, apesar de um aumento significativo nas especificações. Apesar de a tecnologia adicionada à MT-07 2025, em condições normais, resultar num aumento de 4,5 kg no peso total, a mais recente máquina pesa apenas 183 kg, menos um quilograma do que o modelo anterior.
A adoção de novas jantes, fabricadas através do processo tecnológico de Spinforging patenteado pela Yamaha, permite poupar quase meio quilo do peso não suspenso. Isto reduz o efeito de giroscópico durante a condução e contribui para uma moto mais ágil, enquanto componentes como a bateria, e o T e mesa em alumínio fundido também oferecem poupanças de peso significativas. Só a carroçaria minimalista do MT-07 de quarta geração é responsável por uma poupança de 600 gramas.

Adotando uma abordagem holística para criar uma mota leve e ágil, a equipa de design da Yamaha aproveitou todas as oportunidades para poupar peso sempre que possível – mesmo quando o ganho pode ser considerado apenas irrisório. Componentes como o filtro de ar, a corrente e, inclusivamente, a tampa do depósito de combustível são exemplos de peças que foram reformuladas para poupar alguns gramas e, assim, manter ao mínimo a massa total do produto final.
DESIGN TOTALMENTE NOVO

A Yamaha MT-07 de quarta geração assume um novo e elegante visual graças a uma carenagem totalmente nova e ao farol LED bifuncional totalmente redesenhado. Liderar o sector e expandir as expectativas dos clientes sobre o que deve ser uma Naked de peso médio sempre foi um fator chave para o sucesso da gama MT. A primeira geração da MT-07, lançada em 2014, criou um novo tipo de moto baseada no conceito 'Cool Urban Sports', inspirado na subcultura urbana encontrada nas ruas do Japão. Nas duas gerações seguintes, a MT-07 abraçou a filosofia de design 'Dark Side of Japan', mas sempre manteve uma estrutura de 'dois andares', com a parte superior da moto estilizada para expressar a beleza que vem da unidade de piloto e máquina, enquanto a parte inferior permanece despojada e funcional.
Consciente da atração visual da máquina, esta mesma filosofia foi mantida no modelo de quarta geração, enquanto foi acrescentado um novo nível de qualidade em toda a carenagem cuidadosamente esculpida.
Embora grande parte da engenharia se tenha concentrado na redução de custos e em manter o baixo peso, os estilistas da MT-07 fizeram questão de manter um certo grau de volume no seu projeto mais recente – garantindo uma moto de tamanho normal, bem proporcionada, que os motociclistas europeus possam realmente abraçar.

A MT-07 é uma moto divertida de conduzir e a equipa de design procurou transmitir isso mesmo no seu estilo. Na dianteira, o carácter é definido pelo farol, com as luzes LED compactas deliberadamente estilizadas para se assemelharem a dois olhos fixos e conferirem à MT-07 uma face distinta. Foi tido um grande cuidado no acondicionamento das tubagens e da cablagem para manter uma aparência depurada, com o depósito de combustível compacto e a nova unidade traseira, também com um visual distinto.
Com a ignição desligada, os contornos do farolim traseiro parecem estreitos, mas o design ganha realmente outra vida quando se ouve o rugido do motor. Ligadas, as luzes traseiras em LED vermelhas foram estilizadas para enfatizar a ligação entre piloto e máquina, criando um vincado eixo vertical composto pela iluminação da traseira e pelas costas do piloto – um visual distinto que realmente chamará a atenção dos transeuntes.
Tecnicamente, foi tido grande cuidado para assegurar que a carenagem é o mais leve possível, com os painéis da MT-07 2025 a pesarem menos 600 gramas do que na versão anterior. Mas a emoção sempre foi o fator primordial quando se trata da estética deste modelo 'best-seller' com a assinatura de design a permanecer fiel às tradições da família MT. Embora a MT-07 tenha dado origem a inúmeras imitações ao longo dos anos, nenhuma conseguiu igualar a emoção ou a pureza do design da máquina que continua a definir a categoria. Com um estilo totalmente novo, a Yamaha MT-07 2025 eleva mais uma vez a fasquia na classe Naked de cilindrada média.
MODOS DE CONDUÇÃO PERSONALIZÁVEIS YCC-T E YRC EM ESTREIA NA MT-07

Aparecendo na plataforma CP2 pela primeira vez, a MT-07 2025 apresenta o sistema Yamaha Chip Controlled Throttle, já utilizado em modelos de maior cilindrada da série MT. A adoção desta tecnologia de acelerador "ride-by-wire" permite à MT-07 utilizar um conjunto completo de ajudas eletrónicas à condução, que possibilitam a personalização e contribuem para o prazer da condução. O acelerador de excelente resposta da MT-07 inclui agora três configurações YRC (Yamaha Ride Control) que alteram as características de potência para se adaptarem às preferências do condutor e às condições da estrada. O sistema YCC-T também permite o controlo de tração comutável de série, a transmissão Y-AMT e possibilita equipar a versão de série com o sistema quickshift (QSS) de engrenagem de mudanças da Yamaha de terceira geração como acessório opcional. Exclusivo na versão MT-07 Y-AMT de 2025, o Cruise Control também é um equipamento de série, aumentando o conforto e reduzindo a fadiga na condução em estrada.
A MT-07 vem equipada com dois modos YRC predefinidos de fábrica, Sport e Street, com uma terceira configuração personalizada que pode ser definida pelo utilizador através do painel TFT ou do aplicativo gratuito MyRide. O condutor pode escolher entre três mapas de potência e dois níveis de controlo de tração, além da possibilidade de desligar a intervenção. O modo Sport foi desenvolvido para uma condução mais entusiasmante, seja em circuito ou estradas sinuosas. Está predefinido para oferecer o mapa de potência mais reativo (PWR1) e um nível mais baixo de controlo de tração (TCS1). O modo Street, pensado para utilização no dia a dia, oferece uma entrega de potência mais suave (PWR2) e o nível mais alto de intervenção (TCS2).
Uma terceira configuração de potência (PWR3) proporciona a entrega mais suave, adequada para dias de chuva e condições de aderência reduzida, e os condutores podem selecionar qualquer um dos três níveis de entrega de potência e três configurações de controle de tração (incluindo a possibilidade de desligar completamente a intervenção) na sua predefinição personalizada.
Para as MT-07 equipadas com Y-AMT, as configurações adicionais do YRC refletem ainda mais o modo de condução selecionado. Quando na configuração manual (MT), o MT-07 Y-AMT utiliza os mesmos modos da versão manual. Cada uma das duas configurações AT tem seu próprio modo YRC. Quando em D, o sistema oferece uma combinação equilibrada de resposta do acelerador, TCS e mudanças de velocidades de molde a fornecer uma boa configuração geral para todas as condições. No modo D+, o YRC oferece um nível diferente de intervenção do TCS e mantém cada mudança engrenada durante mais tempo. Isto permite ao condutor desfrutar da aceleração do motor CP2 e a descobrir os níveis mais vivos de performance proporcionados por esta forma inovadora de mudança de velocidades.
NOVA POSIÇÃO DE CONDUÇÃO MELHORA A EXPERIÊNCIA

Além da nova carenagem da MT-07, a posição de condução revista proporciona uma sensação mais desportiva e uma melhor ligação à máquina. Com linhas estreitas ao nível do depósito e joelhos e uma altura do assento de 805 mm, a MT-07 2025 está acessível a um amplo leque de condutores, mantendo-se bem proporcionada e suficientemente espaçosa para as pessoas com maior compleição física.
Em comparação com o modelo anterior, a nova MT-07 tem uma posição de guiador mais envolvente, sendo 18 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais recuado, enquanto os apoios para os pés estão 10 mm mais baixos aumentando o espaço para as pernas. Para tornar a moto mais acessível e aumentar a sensação de ligação à moto, a tampa do depósito de combustível é mais estreita, apesar de albergar o novo acelerador eletrónico YCC-T e os canais do novo sistema de amplificação acústica. O design permite ao condutor fixar-se mais facilmente ao depósito de combustível com os joelhos, o que inspira mais confiança ao enfrentar as curvas nos track days. O design do depósito de combustível é novo, mas mantém a anterior capacidade de 14 litros.
Para garantir ainda mais conforto para o condutor existe um novo conjunto de bancos de duas peças, que tem um tamanho, forma e enchimento refinados tanto para o condutor como para o passageiro. Estes elementos combinam-se para facilitar a subida para a moto e para suportar o movimento do peso do corpo durante a condução. Além disso, facilitam a aderência dos joelhos ao depósito pra uma condução desportiva.
MOTOR CP2 COM SOM MELHORADO

Equipada com o lendário motor bicilíndrico paralelo CP2 de 690 cc, a MT-07 de quarta geração apresenta um inovador sistema de amplificação acústica para exponenciar a experiência auditiva durante a condução, melhorando a ligação entre o condutor e a máquina.
O motor CP2 já produz um som único graças ao seu regime de ignição irregular. Agora, a admissão foi afinada para otimizar o som do motor quando o acelerador é aberto, criando um rugido distinto, sobretudo quando se acelera nos regimes médios. Para obter os resultados desejados, os engenheiros otimizaram o tamanho, a forma e a disposição dos componentes de admissão, incluindo o filtro de ar, a conduta, o coletor e as coberturas da admissão. O amplificador de som é composto por quatro aberturas na nova tampa do depósito de combustível, que amplificam o som otimizado do motor e canalizam para o condutor as ondas sonoras cuidadosamente elaboradas.
O resultado é mais notório à saída das curvas a baixa velocidade, entre 25 e 50% de aceleração. Isto cria uma maior simbiose entre o condutor e a máquina, o que resulta numa condução mais emocionante e exalta as caraterísticas do premiado motor CP2.
NOVA SUSPENSÃO E TRAVÕES DE MONTAGEM RADIAL

A nova suspensão dianteira invertida de 41 mm embeleza a dianteira da nova MT-07 e otimiza a sensação de estabilidade, enquanto confere um visual premium mais moderno. A forquilha invertida é associada ao novo chassis para proporcionar uma condução mais desportiva e empenhada, com a nova mesa em alumínio fundido de fixação tripla a fazer a sua estreia numa Yamaha de grande cilindrada. O novo design permite ganhar quase meio quilo face à anterior MT-07, desempenhando um papel significativo redução global de peso e contribuindo para a direção leve e ágil pela qual este modelo sempre foi altamente apreciado.
Na traseira, o amortecedor e a biela da suspensão foram otimizados para complementar a nova dianteira e as outras evoluções do chassis, com regulação do amortecimento de extensão e da pré-carga, o que permite aos condutores ajustar a suspensão às condições do momento e estilo de condução.
Juntamente com a nova suspensão, as pinças de travão duplas de quatro pistões montadas radialmente também são adotadas pela primeira vez numa MT-07. Estes oferecem uma rigidez melhorada para uma potência de travagem mais forte e consistente.
A EMBRAIAGEM A&S PERMITE REDUÇÕES DE VELOCIDADES MAIS LEVES E SUAVES

A MT-07 de série está agora equipada com uma embraiagem deslizante Assist & Slipper (A&S®)* que garante um acionamento da embraiagem mais leve e oferece uma maior sensação de ligação. A embraiagem utiliza dois perfis de ressaltos, um de assistência e outro de deslizamento, proporcionando maior suavidade e estabilidade nas reduções da caixa de velocidades e reduzindo em cerca de 22% a força necessária para apertar a manete de embraiagem.
O design da embraiagem A&S® inibe o binário de retorno e a travagem excessiva do motor que podem ser gerados ao reduzir na caixa de velocidades, permitindo uma entrada em curva mais consistente e precisa, enquanto o nível de deslizamento oferecido no modelo mais recente foi ajustado para criar um efeito de travão-motor de acordo com a natureza desportiva da MT-07.
O CHASSIS REVISTO OFERECE MAIS RESISTÊNCIA E RIGIDEZ

A MT-07 apresenta, nesta quarta geração, um quadro e ciclística modificados para melhorar a manobrabilidade e facilitar a inclusão da nova tecnologia agora oferecida como equipamento de série. Com aço tubular de alta resistência para oferecer elevados níveis de rigidez e força, o quadro tem o mesmo peso que o da geração anterior da MT-07, com cerca de 14,8 kg, apesar de oferecer uma rigidez de torção, longitudinal e lateral 12 a 13% superior. Em particular, o conjunto do pivô do braço oscilante difere significativamente do modelo antigo, com novas formas, espessura e biela, o que faz dele um componente crítico no equilíbrio da moto e na agilidade de condução.
Embora de aparência semelhante ao quadro do modelo anterior, só a coluna de direção se mantém inalterada. O diâmetro e a espessura dos tubos de aço foram revistos ao longo de todo o desenvolvimento, assim como as placas de reforço. As alterações foram feitas não só para melhorar as caraterísticas de manobrabilidade da MT-07 2025, mas também para acomodar o novo acelerador YCC-T e o Y-AMT, sem comprometer o filtro de ar ou a capacidade do depósito de combustível.
O quadro extremamente modernizado está associado a um braço oscilante revisto. O design assimétrico faz parte do ADN MT-07 desde a sua criação em 2014 e este modelo de quarta geração vê-o reformulado pela primeira vez. As superfícies superiores foram redesenhadas para poupar peso e proporcionar um visual mais contemporâneo, enquanto a rigidez foi otimizada para trabalhar em conjunto com o novo quadro e a suspensão dianteira invertida de 41 mm.
Como resultado das alterações, o renovado chassis e suspensão oferecem maior estabilidade e melhoram a manobrabilidade quando transporta bagagem. Quando equipada com a top case genuína Yamaha de 34 litros, a MT-07 oferece uma maior versatilidade aos utilizadores nas viagens mais longas.
NOVAS RODAS E PNEUS

A MT-07 2025 utiliza um novo design das jantes, fabricadas com a técnica de Spinforging patenteada pela Yamaha. O processo resulta numa jante mais fina e, portanto, mais leve, sem comprometer a resistência. Como resultado, a mais recente MT-07 conta com jantes 480 gramas mais leves do que na versão anterior para criar uma moto com uma redução de 4% na inércia, tanto à frente como atrás. Estas rodas mais leves contribuem não só para uma redução global da massa do veículo, mas também para o aumento da agilidade devido à diminuição da inércia, sobretudo na dianteira.
As rodas SpinForged estão equipadas com pneus Dunlop Sportmax Q5A, conhecidos por proporcionarem uma sensação de grande maneabilidade, a par de durabilidade e de uma excelente versatilidade. Os pneus Sportmax complementam na perfeição o chassis da MT-07 e a polivalência da moto, sendo eficazes em condições de piso seco ou molhado, e numa vasta gama de utilizações.
PAINEL TFT COM CONECTIVIDADE

A MT-07 2025 está equipada com um painel a cores de 5" com quatro temas diferentes à escolha do condutor, que podem ser selecionados através dos comandos do guiador. Além do velocímetro e do tacómetro, a completa instrumentação inclui um indicador de nível de combustível, consumo médio de combustível, temperatura do ar e indicador de mudança de velocidade. Todos os layouts dão destaque ao velocímetro, mas apresentam as informações de diferentes maneiras para se adequar aos gostos ou estilo de condução de cada um.
Como uma máquina nascida da cultura urbana, a MT-07 vem repleta de recursos desenvolvidos para ajudar o condutor a orientar-se pelas ruas da cidade. O painel de instrumentos TFT pode ser ligado ao smartphone do condutor através da aplicação gratuita MyRide. A aplicação permite ao condutor atender chamadas em andamento e gerir a música durante a condução, bem como alterar as definições do modo YRC da moto.
Os condutores também podem instalar a aplicação gratuita Garmin StreetCross e emparelhá-la com o painel de instrumentos da MT-07 para desfrutarem de um mapa completo ou da navegação ponto a ponto com informações de trânsito em tempo real.
A NOVA MT-07 Y-AMT

Lançado inicialmente com grande êxito na MT-09 Y-AMT, o sistema de Transmissão Manual Automatizada da Yamaha (Y-AMT) faz a sua estreia na plataforma CP2 com a MT-07 Y-AMT 2025.
O sistema elimina a necessidade de uma embraiagem manual e dá ao condutor a liberdade de escolher entre a mudança manual de velocidades, através de alavancas basculantes acionadas com os dedos, montadas no lado esquerdo do guiador, ou desfrutar de mudanças totalmente automatizadas num dos dois modos AT. Desenvolvida principalmente para proporcionar uma experiência de condução mais pura e emocionante, a tecnologia Y-AMT não só melhora a natureza indutora de sorrisos da MT-07, mas tem o efeito colateral positivo de criar uma máquina ainda mais acessível e inspiradora de confiança, mais fácil de conduzir do que nunca, especialmente a baixas velocidades. O resultado é uma moto centrado no condutor, de fácil utilização, adaptável e desportiva.
Quando está na posição AT (Transmissão Automática), o condutor pode escolher entre D e D+. As duas opções oferecem padrões de mudanças de velocidades diferentes, o D proporciona uma mudança equilibrada para a condução diária, enquanto o D+ permite uma condução mais desportiva com a subida na caixa de velocidades a acontecer a rotações mais elevadas. A tecnologia Y-AMT funciona em harmonia com os modos de condução MT-07 YRC, ajustando ainda mais as características de entrega de potência e do controlo de tração ao tipo de condução desejado pelo piloto. A MT-07 Y-AMT conta também com Cruise Control para proporcionar uma condução mais relaxada em viagens longas em autoestrada.
Para uma experiência mais desportiva, a configuração MT (Transmissão Manual) foi desenvolvida para garantir o controlo total ao condutor. As mudanças de velocidades são ativadas através de patilhas colocadas, de forma prática, junto à ponta dos dedos da mão esquerda do condutor. Os condutores podem utilizar o polegar e o indicador para engrenar mudanças mais altas com a alavanca "+" e engrenar mudanças mais baixas com a alavanca "-". Podem ainda optar pelo funcionamento apenas com o dedo indicador para uma condução mais desportiva, puxando a alavanca "+" para engrenar mudanças mais altas e empurrando-a para engrenar mudanças mais baixas.
Como não é necessário usar embraiagem, o condutor pode escolher mais facilmente o momento adequado para mudar de velocidades, sem perder a concentração na melhor trajetória e noutros controlos. A ausência do tradicional pedal seletor de velocidades permite ao condutor melhorar a posição da parte inferior do corpo em curva, o que aumenta a estabilidade em curva e cria uma ligação ainda mais próxima com a moto.
O peso reduzido da tecnologia Y-AMT garante que o peso total da MT-07 Y-AMT fica apenas pelos 186 kg, tornando-a uma máquina ainda mais acessível para os condutores que procuram a sua primeira mota de grande cilindrada, bem como para os pilotos mais experientes, que desejam uma máquina de tamanho normal que seja fácil de utilizar, mas emocionante, sem quaisquer compromissos.
YAMAHA MT-07 2025 - DESTAQUES TÉCNICOS
Opção Y-AMT com Cruise Control
Novo estilo compacto com nova posição de condução
Farol LED bifuncional redesenhado
Novo ecrã TFT de 5" a cores com conectividade para smartphone e navegação
Ajudas eletrónicas à condução, incluindo controlo de tração e três modos de potência (STREET, SPORT, CUSTOM)
Experiência de condução personalizável com as definições Yamaha Ride Control (YRC)
Novo quadro e braço oscilante otimizam a rigidez e melhoram a condução
Posição modificada do guiador e do apoio para pés para uma condução mais empenhada
Novas pinças de travão duplas dianteiras de quatro êmbolos montados radialmente
Nova forquilha dianteira invertida de 41 mm e nova suspensão traseira
Experiência auditiva otimizada com tecnologia de amplificação acústica
O mais recente motor EU5+ CP2 DOHC de 690 cc, dois cilindros e quatro válvulas com refrigeração líquida
Jantes leves SpinForged com pneus Dunlop Sportmax
Embraiagem A&S para mudanças de velocidades mais suaves
Novos comandos e piscas com cancelamento automático e sinal de paragem de emergência
CORES, DISPONIBILIDADE E PREÇO
As novas MT-07 e MT-07 Y-AMT, bem como as suas versões de 35kW, estarão disponíveis nas três cores: Ice Storm, Icon Blue e Tech Black. As datas de entrega aos concessionários Yamaha europeus e os preços variam de região para região, por isso, contacte o distribuidor nacional Yamaha para obter informações completas.
Comments