
A Yamaha anuncia as suas novas R1 para 2025... que não poderão ser matriculadas para uso em via urbana: a R1 Race está ainda mais próxima da MotoGP M1, com spoilers!
Ao longo da última década, o mercado europeu de motociclos assistiu a mudanças significativas à medida que as necessidades dos pilotos evoluíram e, com os regulamentos de emissões a ficarem mais rigorosos, a categoria Supersport tomou um novo rumo. Em linha com essa filosofia, o futuro e o desenvolvimento do R1 serão totalmente focados nas corridas e no uso em circuito na Europa.
YAMAHA R1 RACE

A R1 RACE 2025 é a materialização deste compromisso. Olhando ainda mais de perto a YZR-M1 de MotoGP, que inspira tanto a estética como a tecnologia da R1, a R1 RACE apresenta asas aerodinâmicas inspiradas na MotoGP, uma suspensão melhorada e um novo sistema de travagem Brembo para proporcionar a suprema experiência de condução em pista.
A R1 RACE apresenta apêndices aerodinâmicos ao estilo do MotoGP montados na parte superior da carenagem principal. Concebidas e desenvolvidas a partir do feedback técnico da equipa Yamaha Factory Racing MotoGP, as novas asas maximizam os efeitos da electrónica anti-wheelie do R1, bem como melhoram a sensação dianteira e o feedback ao travar e colocar a moto em curva.

Feitas em fibra de carbono para garantir o mínimo peso possível mas com a máxima força e rigidez, as asas não só geram um efeito aerodinâmico descendente, mas também oferecem uma maior sensação de estabilidade: Além de aproximar o visual da R1 do estilo moderno da MotoGP sem comprometer o design aerodinâmico e evocativo da R1.
AMORTECIMENTO
A nova suspensão dianteira invertida KYB de 43 mm da R1 RACE foi completamente desenvolvida de raiz, contando agora com ajustes separados para a extensão e compressão das bainhas esquerda e direita da forquilha. Cada uma pode ser ajustado individualmente, com a extensão no lado direito e a compressão no lado esquerdo, tanto de alta velocidade como de baixa velocidade. Cada jarra da forquilha possui agora uma válvula na base, concebida para otimizar a pressão no cilindro, limitando ou mesmo anulando mesmo o fluxo de óleo para a parte inferior. Este novo desenho resulta numa resposta de amortecimento melhorada, sensação de contacto mais apurada e melhor estabilidade global. Um novo revestimento Kashima escurece a cor ouro/bronze com uma verdadeira estética de elevada performance.
TRAVAGEM
Para melhorar a capacidade em pista da R1, a R1 RACE está equipada com um sistema de travagem dianteiro totalmente novo, incluindo um cilindro mestre Brembo e pinças monobloco Brembo Stylema. Com elevada capacidade de resposta e performance, os novos travões elevam o poder de travagem da R1 para um nível referencial. O cilindro mestre radial possui um pistão que se move na mesma direção do curso da alavanca de travão, aplicando pressão de forma linear à medida que o piloto pressiona a alavanca, resultando numa sensação refinada de controle. As aligeiradas pinças Stylema geram o poder de travagem através de quatro pistões de 30 mm, tendo sido concebidas para permitir um fluxo de ar otimizado, garantindo um arrefecimento eficiente e reduzindo a fadiga dos travões em circuito.
CONDUÇÃO
A competição tem tudo a ver com encontrar esses décimos extras em pista e, por isso, os engenheiros procuram ganhos de performance em todas as áreas. Por esta razão, a R1 RACE apresenta um novo material de cobertura do assento com uma nova textura, que oferece maior aderência ao mesmo tempo que permite ao condutor transferir mais facilmente o seu peso para eficácia acrescida em circuito. Nas curvas, isto ajuda o piloto a sentir-se mais ligado à sua R1 e aumenta a sensação de estabilidade do chassis.
MOTOR CP4
O famoso motor CP4 de 998 cc, com a sequência de ignição irregular de 270º -180º -90º -180º, proporciona um binário forte e linear. Equipado com um sistema de admissão extremamente eficiente e balancés de válvulas com um novo desenho, este motor desenvolvido para a competição oferece uma performance otimizada em circuito. O motor, derivado da Yamaha YZR-M1 de MotoGP , produz 200 cv. com uma forte ligação entre o acelerador e a roda traseira, tornando a R1 bastante controlável e de condução intuitiva.
ELETRÓNICA
A R1 RACE está equipada com o comprovado acelerador controlado eletronicamente da Yamaha (YCC-T), que continua a utilizar uma unidade ride-by-wire do sensor de posição do acelerador (APSG), sendo bastante leve e proporcionando ao condutor uma excelente sensação de aceleração. O APSG é composto por uma mola, um cursor e engrenagens para produzir vários graus de resistência, replicando a sensação de aceleração natural e progressiva oferecida por um cabo tradicional.
A R1 foi uma das primeiras motos a apresentar 'inteligência' derivada do MotoGP na forma de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) de 6 eixos. Equipada com giroscópio e sensores de força G que monitorizam a inclinação longitudinal, a inclinação transversal e a rotação — bem como um acelerómetro para medir a aceleração dianteira, ascendente e esquerda-direita —, a IMU transmite dados de estado da máquina 125 vezes por segundo para a ECU, que controla as sofisticadas ajudas eletrónicas à condução da R1, incluindo o Controlo de Tração (TCS), o Controlo de Deslizamento (SCS), o Controlo de Travagem (BC), o Controlo de Elevação (LIF), o Controlo do Arranque (LCS) e uma Gestão de Travagem do Motor (EBM) de três modos. Além disso, a R1 RACE também conta com o Sistema Quickshift (QSS) e os modos de seleção de potência (PWR) da Yamaha.
A R1 RACE estará disponível nos concessionários Yamaha a partir de Janeiro de 2025.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: R1 RACE
Novos apêndices aerodinâmicos inspirados no MotoGP
Nova geração de suspensão dianteira KYB-Novo cilindro mestre dianteiro Brembo e pinças Stylema
Nova capa de assento com elevada aderência
Foco absoluto na pista, com a remoção de todos os componentes de estrada.
Motor de 4 cilindros 'crossplane' de 998cc com 200 cv e entrega de binário muito linear
Pack de eletrónica sofisticada
IMU de 6 eixos com giroscópio/sensores G para captação de movimentos em 3D
Sistema de Controlo de Tração com sensores de inclinação (TCS) e Controlo de Derrapagem (SCS)
Modos de motor (PWR)
Controlo da Elevação Dianteira (LIF) e Controlo do Arranque (LCS)
Sistema Quick Shift (QSS)
EBM (Gestão da Travagem do Motor) e BC (Controlo da Travagem)
Quadro em alumínio Deltabox com curta distância entre eixos
Braço oscilante em alumínio de tipo treliça/sub quadro traseiro em magnésio
Jantes traseiras em magnésio e depósito de combustível em alumínio de 17 litros
Painel de instrumentos TFT de 4,2 polegadas com modo Circuito (Track)
YAMAHA R1 GYTR

Para uma experiência de pista ainda mais refinada e pronta para corrida, a R1 GYTR apresenta os novos recursos oferecidos pelo R1 RACE, além de uma seleção de peças de corrida desenvolvidas pela Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) para não deixar pedra sobre pedra na busca por desempenho da competição.
A R1 GYTR pode ser ainda mais personalizada para atender às necessidades de cada piloto enquanto eles se esforçam para alcançar o próximo nível de desempenho de superbike . Com potência aprimorada em toda a faixa de rotação, a R1 GYTR oferece desempenho refinado focado na pista para todos os níveis de habilidade e com uma ampla gama de ajustes de ECU, a personalização de acordo com a sensação e o desempenho do piloto pode ser alcançada mais facilmente. A posição de pilotagem ideal pode ser melhorada com conjuntos ajustáveis de pedal e guidão GYTR, enquanto a agilidade do R1 GYTR é aumentada pela economia de peso de cada componente GYTR.

A carenagem de corrida GYTR leve e aerodinâmica em fibra de vidro reforçada com carbono, incluindo novos spoilers, está disponível em preto e também inclui um conjunto de decalques GYTR, enquanto um assento de corrida melhora ainda mais a mobilidade do piloto na moto.
A R1 GYTR disponível nas GYTR PRO SHOPS a partir de Dezembro de 2024.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: R1 GYTR
Nova carenagem de competição em fibra de vidro preta com apêndices aerodinâmicos inspirados em MotoGP e kit de autocolantes
Nova geração de suspensão dianteira KYB
Novo cilindro mestre dianteiro Brembo e pinças Stylema
Novo conjunto traseiro de corrida GYTR
Novo conjunto de avanços GYTR R1
GYTR Racing ECU (especificações SST)
Instalação elétrica de competição GYTR
Silenciador do escape Akrapovic Race com sistema de silenciador intermédio (<100 dB)
Kit de fichas AIS GYTR
Pinhão/cremalheira 15/42T 520 e corrente de competição 520
Emulador ABS GYTR
Interruptor GYTR ON/OFF
Tubos de travão GYTR
Tampa do depósito de combustível de competição GYTR
Conjunto de tampas do motor GYTR
Proteção para cremalheira tipo 'barbatana de tubarão' GYTR
Proteção da manete de travão GYTR
Conjunto de ganchos e suporte de competição para a traseira
Batentes de direção GYTR
Ecrã de corrida GYTR
Pastilhas de travão de corrida Brembo Z04
Comments