top of page

Yamaha R9 '25: Nasce uma nova geração em Iwata

Ricardo Ferreira

A apresentação de cada novo modelo da Série R sempre foi uma declaração de princípios. E a nova Yamaha R9 não é exceção, com os seus 119 CV e 195 kg.

Os rumores eram verdadeiros: a nova Yamaha R9 foi confirmada e torna-se a ponta de lança da fabricante nos modelos hi-sport, já que tanto a R1 Race quanto a R1 GYTR são homologadas apenas para o circuito. A icónica entrada de ar em forma de M da gama R e os faróis de dupla ótica foram mantidos. Um spoiler dianteiro central localizado em frente ao farol combina com os spoilers aerodinâmicos , contribuindo para a sua estética agressiva.


3 cilindros, 890 cc e 119 CV


A R9 é impulsionada pelo motor CP3 de três cilindros de 890 cc, equipado com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro. As dimensões de diâmetro/curso de 78 mm x 62 mm e a taxa de compressão de 11,5:1 fornecem torque eficiente e alta potência de pico , que quando combinadas com o controle preciso oferecido pelo acelerador microprocessado da Yamaha (YCC-T), proporcionam alto desempenho tanto em pista como em estrada . Os engenheiros da Yamaha prestaram especial atenção à amplificação do som do motor para alcançar um tom que seja tão evocativo quanto excitante.


Quadro Deltabox de alumínio


O quadro de alumínio fundido por gravidade tipo Deltabox, desenvolvido especificamente para o R9 , possui rigidez ajustada para desempenho esportivo. A rigidez do chassi foi aumentada nas três direções: torcional , longitudinal e lateral . Os engenheiros estabeleceram o objetivo de equilibrar rigidez e flexibilidade , proporcionando ao piloto altos níveis de resposta e conforto de pilotagem. O peso do chassis de 9,7 kg torna-o no mais leve alguma vez utilizado num modelo hi-sport da Yamaha. O peso bruto do R9 é de apenas 195 kg.


Aerodinâmica de última geração


Através de extensos testes em túnel de vento , os engenheiros conseguiram modelar a R9 para oferecer menos arrasto aerodinâmico (maximizando assim a velocidade máxima e o desempenho de aceleração) do que a R6, apesar da R9 ter maior cilindrada, radiador e superfície frontal. Esta eficiência é alcançada através de uma combinação do design da carenagem dianteira, enquanto novos spoilers , adicionados logo abaixo da ótica frontal, reduzem a sustentação dianteira e melhoram o contato com a estrada.



Normalmente, a simples adição de spoilers criaria arrasto adicional, mas após testes repetidos, os impactos adversos foram eliminados e o design final minimiza a quantidade de arrasto, ao mesmo tempo que dá ao piloto uma sensação frontal mais firme. Os spoilers reduzem a elevação da roda dianteira em 6 a 7% em linha reta e, quando combinados com o spoiler dianteiro localizado sob o duto de admissão M , esse efeito aumenta em até aproximadamente 10% nas curvas.


Suspensões 'made in Japan'


Tanto a forquilha dianteira quanto o monoamortecedor traseiro são recém-projetados e têm a assinatura da KYB, configurados especificamente para este modelo e desenvolvidos em conjunto com a R1 GYTR e R1 Race de 2025. O novo garfo invertido KYB de 43 mm foi completamente redesenhado e agora possui amortecedores individuais para de compressãoeextensão em os cilindros esquerdo e direito. Cada um pode ser ajustado individualmente , com ajuste de amortecimento de recuperação à direita e à esquerda para compressão, tanto em alta quanto em baixa velocidade. O monoamortecedor pode ser ajustado em pré-carga , recuperação e compressão , contribuindo para uma grande precisão e uma melhor leitura da superfície da estrada ou circuito.


Travões Brembo Stylema


A R9 possui pinças monobloco Brembo Stylema derivadas de corrida , que são leves, rígidas e projetadas para fornecer melhor controle e estabilidade. As mangas de travão metálicas em aço inoxidável e os grandes discos dianteiros de 320 mm oferecem consistência e uma sensação controlável, especialmente em uso prolongado e sob travagens fortes. As leves pinças Brembo Stylema produzem a sua potência de travagem através de quatro pistões de 30 mm e são concebidas para aproveitar o fluxo de ar para um arrefecimento eficaz , o que evita uma redução na capacidade de travagem após uma utilização contínua em pista.


Modos de condução Sport, Street e Rain


O condutor pode personalizar a sua experiência de condução através das configurações do sistema Yamaha Ride Control (YRC) , que lhe permitem selecionar as características de potência do motor e o nível de assistência eletrónica de acordo com as suas preferências e condições de condução. Aos três modos de condução integrados: Sport, Street e Rain , com configurações de fábrica de diferentes níveis para se adaptar a condições variadas, foi adicionada a opção de dois modos personalizáveis ​​pré-configurados e quatro modos Track . Isso permite que configurações específicas do YRC sejam criadas para se adequar a determinadas situações ou condições, alterando o nível de assistência eletrônica, como entrega de potência ( PWR), controle de tração ( TCS), sistema de controle de derrapagem (SCS ) , controle de freio ( BC ), deslizamento traseiro Regulador (BSR), Gerenciamento do Freio Motor (EBM) e Controle de Elevação da Roda Dianteira (LIF). Tudo pode ser configurado através da tela de configurações YRC do R9 ou através do aplicativo móvel MyRide da Yamaha . Não falta o controle de saída e a possibilidade de desativar o ABS traseiro.


Aplicativo Y-Trac


Com o Y-Trac é possível registar tempos de volta e sector num circuito, além de dados da máquina como ângulo de inclinação , rotação do motor , marcha engatada, velocidade , posição do acelerador e níveis de controle de tração. A inserção dos dados de localização GPS pode ser feita através do smartphone, mas caso o motociclista deseje utilizar uma unidade GPS na moto , o aplicativo Y-TRAC pode ser vinculado ao Garmin GLO2 . O Y-Trac também oferece a opção Quadro Branco Virtual , com o qual a equipa de pit do piloto pode enviar mensagens para o seu painel de instrumentos enquanto estiver em pista. Os proprietários do R9 podem se inscrever para uma avaliação gratuita do aplicativo ou assinar o modo Premium.


A R9 2025 estará disponível nas cores Icon Blue e Tech Black, e prevê-se que esteja disponível nos concessionários Yamaha a partir de Março de 2025.



DESTAQUES TÉCNICOS
  • Motor DOHC CP3 de 890 cc a 4 tempos com refrigeração líquida, motor de 3 cilindros

  • Quadro Deltabox em alumínio mais leve num modelo Yamaha Supersport

  • Cilindro mestre dianteiro Brembo e pinças Stylema acionando discos de travão de 320 mm

  • Carenagem de linhas aerodinâmicas e agressivas com defletores aerodinâmicos

  • Suspensão dianteira KYB de 43 mm de nova geração, totalmente ajustável

IMU de 6 eixos desenvolvida para a R1

  • Ajudas ao condutor sensíveis à inclinação, incluindo Controlo de Tração (TCS), Controlo de Deslizamento (SCS), Controlo de Travagem (BC)

  • Modos de potência (PWR), Controlo do arranque (LC), Controlo da elevação (LIF)

  • Sistema Quick Shift de Terceira Geração (QSS)

  • Gestão da Travagem do Motor (EBM) e Regulador de Derrapagem Traseira (BSR)

  • Modo de desativação do ABS traseiro

  • Yamaha Ride Control (YRC) com definições personalizáveis

  • A CCU permite carregar e descarregar as definições da moto

  • Ecrã TFT a cores de 5 polegadas com funcionalidades de conectividade

  • Registe e analise dados de condução com o Y-TRAC

  • Controlo de velocidade de cruzeiro e Limitador de velocidade

  • Avanços do guiador

  • Pneus Bridgestone Battlax Hypersport RS11

  • Jantes em alumínio fundido

  • Manetes ajustáveis

  • Seletor de mudança de velocidades em alumínio forjado

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page