
Fontes japonesas apontam insistentemente para a chegada em 2025 da Yamaha R9 com motor de três cilindros de 890 cc derivado do utilizado na MT-09 e na Tracer 9.
No caso da Yamaha , não é a primeira vez que falamos da futura R9 , uma possibilidade que, se os colegas do webike.net estiverem certos, está cada vez mais perto de se concretizar.
O mercado está a deixar para trás o quatro cilindros em linha em favor do dois cilindros em linha, talvez porque seja bastante mais económico fabricar um motor de dois cilindros do que um motor de quatro cilindros. Embora existam marcas como a Triumph e Yamaha que apostam noutra estratégia, motores de três cilindros que, pelo menos em teoria, oferecem os graves de um dois cilindros e a capacidade de aumentar as rotações de um quatro cilindros.
Se levarmos em conta esta tendência do mercado, não devemos nos surpreender com a chegada da Yamaha YZF-R9 . A marca de diapasões já tem na sua gama a desportiva R7 , um modelo agressivo e versátil que herda a mecânica confiável do best-seller MT-07 . Assim, a eventual R9 continuaria apenas com esta filosofia de modelo desportivo.
Em relação às competições, a Yamaha R 9 poderá participar no Campeonato do Mundo de Supersport da nova geração, onde já estão homologados modelos como a Ducati Panigale V 2, MV Agusta F3 800 RR , Triumph Daytona ST 765 RS e Suzuki GSX-R. Uma competição que até recentemente era quase uma copa monomarca dominada com mão de ferro pela Yamaha YZF-R6 .
Se as fontes japonesas estiverem corretas, a Yamaha YZF-R9 estará à venda em 2025 com um motor raivoso de três cilindros de 890 cc derivado dos bem-sucedidos MT-09 e Tracer 9. Outro dos pontos fortes do futuro modelo desportivo será a sua leveza.
Comentarios