top of page
motores7magazine

A revolucionária ‘asa’ traseira do McLaren


Fernando Alonso utilizou nos treinos livres do GP da Áustria um novo aileron traseiro, perfurado em várias parte e que desloca o ar quase numa posição vertical. Revolução ou fracasso? O espanhol, sabe-o melhor que ninguém mas, não acredita que seja nas próximas corridas do Mundial.

Imagine que Peter Prodromou, num gabinete em Woking , com uma caneta na mão e um papel em branco sobre a mesa. Pensando. E, finalmente, desenhando um spoiler traseiro espetacular, muito, muito diferente; o componente passa logo de seguida à fase de fabrico manual na imponente fábrica da McLaren, na 'britlândia'. Em seguida, o referido defletor é levado para os testes em túnel de vento, embalado e enviado por correio expresso para a Áustria.

Se o resultado é positivo ou não, ainda não sei, mas para já, com o terceiro tempo na grelha do britânico Button, a Honda conseguiu o melhor tempo na grelha de sempre, desde o seu regresso à F1 em 2015.



Prodromou, o líder do gabinete de design em Woking

veio da Red Bull o ano passado, onde teve como mentor Adrian Newey. E anda agora impaciente a folhear o bloco de notas. Porquê? Simples, caro Watson... Ele sabe que com todas as mudanças no regulamento de 2017 abrem-se um leque imenso de novas oportunidades para modificar o atual desenho do McLaren Honda MP4-31.

No entanto, o trabalho não pára e a prova é esta asa traseira revolucionária, com as asas a apontar para o céu e ranhuras laterais nas extremidades inferiores do aileron. A intenção deste desenho é canalizar o ar para a parte superior para não criar

muita resistência (drag) e tornar a aerodinâmica mais eficiente e uma passagem com menos ‘barreira’ na passagem dos gases quentes vindos do motor.

Fernando Alonso experimentou esta nova solução nos treinos livres e houve quem lhe perguntasse se, essa alteração iria trazer alguma melhoria siginificativa, confessando o espanhol bi-campeão do mundo (2005 e 2006) que isto é algo que está ser testado para a próxima época.






A colisão entre Alonso e Raikkonen no Grande Prémio de 2015



AS NOVIDADES NA RED BULL











0 visualização0 comentário
bottom of page