top of page
motores7magazine

2017: O início de uma nova Era na F1| Motores


ANTEVISÃO | A nova temporada de Fórmula 1 está a curtas horas do seu início e promete fazer correr muita tinta... Novo dono, novas regras e novos carros! Uma nova temporada que promete corridas diferentes das que temos assistido nos últimos anos.

 

Os monolugares serão mais rápidos – em cerca de quatro segundos -, haverá menos paragens nas boxes (pit stops) , será mais dificil ultrapassar, e supõe-se que as corridas vão ser mais exigentes do ponto de vista físico os pilotos. E também, prevê a entidade gestora da Fórmula 1 que a pole não será conseguida apenas numa tentativa, podendo os novos carros serem menos fiáveis. precisamente por serem carros totalmente novos para ficar de acordo com as novas regras de 2017.

Luz verde para Melbourne, Austrália

Quanto a resultados, tudo indica que a Mercedes vai continuar a dominar como antes. A questão que se coloca é se este ano vai realmente existir um rival para a equipa alemã? Aparentemente, durante a pré-temporada, a Escuderia Ferrari reclamou a liderança, aparenta ter um carro rápido e, à priori, com fiabilidade. Caso estas condições se confirmem, Sebastian Vettel será um piloto a ter em conta.


Também não devemos descartar os carros da Red Bull como ‘reclamantes’ à liderança da Mercedes. Neste momento a equipa austríaca sediada em Brackley, Inglaterra, parece ter os seus dois monolugares como a ‘terceira força’ em 2017. Os problemas com o motor Renault não parecem ser motivo de preocupação para esta equipa que, como habitualmente, conta nas suas hostes com o ‘guru’ da aerodinâmica Adrian Newey – ponto que joga sempre a seu favor.


No entanto, o potencial do Mercedes W08 é tão grande que, não é de excluir a hipótese do mesmo ter sido escondido nos testes de pré-temporada. 'The Beast', como Hamilton o batizou na apresentação, parece ter o seu potencial ‘estrangulado’, não sendo de excluir que assim permaneça durante as primeiras três corridas do ano. A verdade é que a equipa campeão do mundo da Mercedes, não está interessado em ter cerca de 3% mais potencia no novo carro e ficar em pé de igualdade com os adversários só para tornar mais competitivo e animado o campeonato.

 

 

Tempos difíceis

na McLaren Honda

O holandês Stoffel Van Doorne regressa como colega de equipa de Fernando Alonso

Pior que na última temporada parecem estar a Sauber, e sobretudo a McLaren Honda de Fernando Alonso com o V da Honda a tremer demasiado para expor toda a sua potência. A pré-temporada tem sido desastrosa, ao nível do primeiro ano da Associação Britânica-japonesa… havendo já vozes que se levantam a exigir a mudança (temporária) de marca de motor, pelo menos enquanto não se resolvem os problemas de vibrações. E havia grandes esperanças para esta nova temporada!


O espanhol, Carlos Sainz aposta numa espécie de ‘tudo ou nada’ este ano, até porque este pode ser o seu último ano na Toro Rosso. A opção Renault ainda existe, mas só talvez em 2018. No entanto, a meta do espanhol continua a ser um lugar na Red Bull. Os seus resultados também dependem do nível a que vai estar a Toro Rosso com o motor Ferrari, o que poderá determinar o seu futuro.


A batalha para sair do meio do pelotão estará ao rubro entre a Williams, a Force India e a equipa da Renault, que fez uma avultada aposta na época de 2017 e contratou o rápido alemão Nico Hulkenberg. .


A tudo isto juntam-se os novos rostos de dois pilotos chamados a ser uma referência futura: Stoffel Vandoorne e Lance Stroll. Este é também o ano zero com os novos proprietários norte-americanos que tomam conta da gestão da Fórmula 1 após a saída de Bernie Ecclestone.


São assim muitos e muitos os motivo para não perder nada do arranque da nova temporada de Fórmula 1, já no próximo fim-de-semana, com a corrida marcada para o dia 26 de Março no circuito urbano de Melbourne, Austrália.


" Queremos que, todos os pilotos sejam estrelas" , disse Chase Carey numa entrevista publicada no jornal britânico "The Times". O novo proprietário da Fórmula 1 pretende um ‘show’ na modalidade à dimensão do que acontece no futebol americano com o Superbowl

Max Verstappen o 'holandês voador' de 2017 disse que a Fórmula 1 deveria ter ‘corridas puras’, a exemplo do que acontece nas provas de MotoGP em motos

McLaren ‘brinca’ com o fogo

Se não é um ofensa total, parece ter todo o ar de o ser. Alguns responsáveis da McLaren não perdem uma única oportunidade para criticar, ou até mesmo ridicularizar, se necessário, os seus parceiros atuais da equipa de F1. O pior ambiente do mundo para um início de temporada!

Zak Brown, CEO da McLaren, Andrea Stella, Diretor de Operações em pista e Fernando Alonso

Na foto acima, o 'Plano B' proposto por Zak Brown com motores Mercedes... e logo se disse nos bastidores do paddock: "Na McLaren andam a brincar com o fogo"

Fernando Alonso


1 visualização0 comentário
bottom of page