O alemão Nico Rosberg celebrou no passado domingo a sua corrida nº 200 na Fórmula 1, com um triunfo avassalador no Grande Prémio de Singapura.
O piloto da Mercedes passou para a liderança do mundial, contando agora com 8 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton.
Largando da pole position, Rosberg não teve problemas para sair na frente da única corrida noturna do calendário. A prova manteve o interesse até final, com Rosberg a garantir a vitória sobre Daniel Ricciardo por menos de um segundo, porém só nas derradeiras voltas o piloto de Wiesbaden permitiu a aproximação do piloto da Red Bull. Lewis Hamilton fechou o podio. Depois da paragem de verão, o alemão alcançou três vitórias consecutivas, Bélgica, Itália e Singapura e reassumiu a liderança do campeonato, contando agora com uma vantagem de oito pontos sobre Lewis Hamilton.
A CORRIDA
Rosberg obteve uma vitória do início ao fim no circuito citadino de Marina Bay. O piloto da Mercedes venceu a corrida e deu uma lição aos adversários de como a gerir o desgaste dos pneus e o sobreaquecimento dos travões desde a primeira volta. Foi acompanhado no pódio por Daniel Ricciardo, que lutou pela vitória até ao fim, e por Hamilton, que aproveitou um erro de estratégia de Ferrari nas últimas voltas para deixar sem taça Kimi Raikkonen. O finlandês terminou em quarto, depois de ocupar um lugar de pódio durante mais de duas horas.
Na quinta posição ficou o seu colega de equipa, Sebastian Vettel, que partiu de último e fez a melhor recuperação na corrida, desempenho que lhe valeu o título de ‘piloto do dia’… Mas, como vem se tornando hábito, ironizou: “Isto não dá taça!”
Fernando Alonso foi outro piloto que se destacou a ganhar posições, subiu quatro posições antes da primeira curva, terminando na sétima posição.
O asturiano aproveitou o mau arranque dos dois Toro Rosso, do Red Bull de Max Verstappen e o acidente de Nico Hulkenberg na largada, para deixar para trás os quatro. Alonso guinou o McLaren Honda para a direita para evitar Hulkenberg que na largada foi tocado, cruzou a pista e foi parar ás barreiras de proteção. Depois, quando a corrida foi neutralizada e quando o ‘pace car’ regressou ao paddock, Alonso já rodava atrás de Raikkonen. Daniil Kvyat tentou com o Toro Rosso perseguir o espanhol, mas este último colocou o seu McLaren como um intransponível 'muro'... durante mais de 20 voltas! Ultrapassado por Verstappen - com novos pneus super macios - já a poucas voltas do final, o bi-campeão mundial espanhol terminou a corrida na sétima posição.
A próxima etapa da F1 acontece na Malásia, no dia 2 de outubro.
O pódio de Singapura com Daniel Ricciardo, Nico Rosberg e Lewis Hamilton
Campeonato (após 15/21 provas)
1º Nico Rosberg (ALE) Mercedes 273 pontos
2º Lewis Hamilton (GB) Mercedes 265
3º Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull 179
4º Sebastian Vettel (ALE) Ferrari 153
5º Kimi Räikkönen (FIN) Ferrari 148
6º Max Verstappen (HOL) Red Bull 129
7º Valtteri Bottas (FIN) Williams Mercedes 70
8º Sergio Perez (MEX) Force India Mercedes 66
9º Nico Hulkenberg (ALE) Force India Mercedes 46
10º Felipe Massa (BRA) Williams Mercedes 41
Construtores
1º Mercedes 538 pontos
2º Red Bull Renault 316
3º Ferrari 301
4º Force India Mercedes 112
5º Williams 111