top of page
motores7magazine

Nico sai da sombra para ser campeão do mundo | Motores


Nico Rosberg não foi campeão por acaso.

Somou nove vitórias, respondeu na hora certa ao seu eterno rival e colega da Mercedes, nunca atirando a toalha ao chão em momento algum.

O sonho de se tornar campeão do mundo de F1 concretizou-se - há dois anos ficou muito perto do ceptro mundial - em 2016... temporada em que o alemão saiu finalmente da sombra do tricampeão Hamilton.

Por Ricardo Ferreira

QUEM É NICO ROSBERG?

Nico Erik Rosberg nasceu em Wiesbaden (Alemanha), em 1985. Casado com Vivian Sibold desde 2014 e com uma filha, Alaϊa Rosberg, Nico foi acompanhado pelo pai (Keke Rosberg, campeão do mundo em 1982 com a TAG Williams / FW07C Ford Cosworth) desde os tempos do karting, disciplina onde travou os primeiros duelos com Lewis Hamilton.

Pai e filho, Keke Rosberg e Nico, dois campeões do mundo...

Rosberg estreia-se na Fórmula 1 em 2006 com a Williams, equipa onde permanece até 2009. Nesse período, o seu melhor resultado obtido é um segundo lugar, no GP de Singapura de 2008 e um terceiro lugar na Austrália, no mesmo ano.

Em 2010, juntou-se à equipe Mercedes e foi companheiro de equipe de Michael Schumacher, que tinha feito o seu "regresso" à F1 após se retirar em 2006.


Nesse ano Nico Rosberg subiu três vezes ao pódio graças aos terceiros lugares na Malásia, China e Grã-Bretanha. Alcançou a sua primeira vitória no GP da China de 2012, à qual somou mais duas em 2013 (Mónaco e Grã-Bretanha), proclamando-se vice-campeão do mundo em 2014 e 2015, sempre atrás do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton.


No ano de 2014 Nico Rosberg somou 5 vitórias, 10 segundos lugares e dois terceiros lugares, sendo a exemplo deste ano o campeonato decidido na última corrida em Abu Dhabi.


Em 2015 foi de novo vice-campeão, atrás de Lewis Hamilton. Mas o inglês chegaria ao título muito mais cedo, no GP dos Estados Unidos, quando ainda faltavam realizar três corridas.

A herança pesada de Nico: Rosberg pai, campeão do mundo em 1982 com o Williams Tag / Ford Coswort de Sir Frank Williams

NOVE TRIUNFOS E O TÍTULO EM 2016

No presente ano, o título mundial de F1 voltou a ser decidido em Abu Dhabi, na última corrida da temporada. Rosberg começou por vencer os quatro primeiros prémios Grandes Prémios ( Austrália, Bahrein, China e Rússia), em Espanha os dois pilotos da Mercedes abandonaram, e depois foi Hamilton que levou a melhor no Mónaco e Canadá.

Rosberg venceu o GP da Europa no estreante circuito citadino de Baku, e Lewis Hamilton ripostou com um regresso sólido ao lugar mais alto do pódio, triunfando em quatro corridas consecutivas (Áustria, Grã-Bretanha, Hungria e Alemanha).

No GP de Hungaroring, o britânico passou a comandar o Mundial de Pilotos e manteve essa posição até ao GP de Itália, mas nova sequência de três vitórias de Nico (Bélgica, Itália, Singapura) iria permitir-lhe dominar de novo a tabela de pontos até ao final da temporada. Rosberg respondeu com nova vitória em Suzuka (GP do Japão) e Hamilton entrou em contra-ataque com quatro triunfos seguidos: Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi.


Mas a ‘frieza nórdica’ do alemão prevaleceu, com 4 segundos lugares consecutivos e, nunca deitando a toalha ao chão, Nico acabou o ano como um justo campeão, retirando com uma com uma subtileza impressionante os louros de campeão a Hamilton. O sonho do alemão cumpriu-se finalmente, sucedendo a compatriotas famosos como Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

Os números do campeão de Wiesbaden

Motores

Nico Erik Rosberg, natural de Wiesbaden (Alemanha)

Idade: 31 anos (27/06/1985)

Estreia na F1: 2006

Grandes Prémios realizados: 206

Vitórias: 23

Pódios: 57

Pole positions: 30

Voltas mais rápidas em corrida: 20


0 visualização0 comentário
bottom of page