Falando da vantagem da Mercedes sobre os rivais na F1, de pronto muitos falam na potência avassaladora do motor do carro germânico. Contudo, existe um outro sistema no F1 W07 Hybrid que está a dar maiores dores de cabeça aos adversários da marca da estrela: o FRIC (amortecimento interconectado) que é uma ajuda preciosa em curva.
Se ontem foi conhecida a notícia, de que a Ferrari tinha enviado uma carta à FIA, questionando o sistema de suspensão utilizado pela Mercedes na temporada de 2016, hoje foi a vez da Mercedes remeter à Federação Internacional um pedido de inspeção ao chassis da Red Bull.
Toda esta polémica gira à volta do FRIC (sistema de suspensão dianteira e traseira interconectadas), sistema que foi proibido pela FIA em 2014.
No entanto, equipas como a Mercedes conseguiram dar a volta à situação e com eficácia comprovada. Na verdade, a equipa de Brackley criou um sistema que com a adopção de uma terceira mola na suspensão, permite aos Mercedes terem uma maior estabilidade em curva e também poupar mais os pneus.
A Ferrari, interessada a todo o custo em reduzir o enorme fosso que a separa da Mercedes, enviou uma carta à FIA, questionando se este tipo de sistemas alternativos como o mencionado FRIC se encontram dentro da lei.
Os italianos camuflaram esta questão posta à FIA dando a entender a sua vontade de utilizar um sistema semelhante no seu carro de 2017, mas todos os sinais apontam para um interesse por parte da equipa Maranello em saber se o sistema usado no Mercedes de 2016 vai continuar a ser usado em 2017, e se o mesmo é legal.
A este propósito, Charlie Whiting declarou que, na sua opinião, qualquer sistema de suspensões alternativas e que desempenham funções semelhantes, não se encontram em conformidade com as regras. Todas as equipas afetadas pelo emprego nos Mercedes deste sistema alternativo de suspensão, já emitiram um pedido à FIA, para que esta entidade determine se o sistema é ou não legal.
"Qualquer dispositivo alimentado que seja capaz de alterar a configuração ou afetar o desempenho, de qualquer parte de qualquer sistema de suspensão é proibido."
Artigo 10.2.2 dos Regulamentos Técnicos da FIA de 2017
- Isto é o que diz o regulamento da FIA. No entanto, se o sistema da Mercedes é totalmente mecânico está dentro da lei
MERCEDES CONTRA-ATACA
Hoje, foi a vez da Mercedes escrever uma carta à FIA questionando a configuração aerodinâmica do seu principal rival, a Red Bull. Isto porque na sede da equipa em Brackley, existe a duvida de que uma parte do chassis da equipa de Christian Horner, cumpra com as medidas estipuladas no regulamento da FIA.
Posto isto, caso o Mercedes esteja em absoluto legal e se o chassis projetado por Adrian Newey não está em conformidade com as regras, a equipe de Milton Keynes arrisca-se a sofrer um duro revés no seu projecto de 2017.
Até ao momento, a FIA não se pronunciou de forma oficial sobre nenhum dos casos mas, a sua decisão antevê-se como fundamental para o início do Campeonato do Mundo, dentro de menos três meses, no dia 26 de Março, no GP da Austrália.