APRESENTAÇÃO | O novo monolugar de Fórmula Um da McLaren (MCL32) é o primeiro a não incluir o prefixo "MP4" no nome, que fazia referência à antiga equipe de Ron Dennis na Fórmula 2, a Project 4.
Dá também o mote à entrada de uma nova era na equipa de Woking.
Com uma intensa cor laranja, numa homenagem ao fundador Bruce McLaren e ao seu carro na Can-Am de 1966 assim como aos primeiros carros da marca em 1960, foi apresentado em Woking (Reino Unido). O novo monolugar MCL32,dá o mote a uma nova era com a saída de Ron Dennis e a entrada do diretor executivo Zak Brown, assumindo as rédeas da equipa britânica.
É com este carro que Fernando Alonso e Stoffel Van Dorne vão procurar os pódios. Mostra no exterior uma grande asa dianteira em forma de tubarão ascendente, com ligeiros aerofólios nas extremidades em forma de cascata. Nas laterais podem-se ver os grandes defletores em forma de ‘chicane’, também já visto no Renault RS 17 e que vão permitir ganhar alguma carga aerodinâmica nos monolugares de 2017.
Ainda no novo nariz do MCL32 podem-se ver de lado os novos ‘bargeboards' (imagem) que se dividem em vários elementos e formar um canal com uma aba que assenta sobre o nariz do carro para enviar o ar para o solo e a parte traseira. O trabalho aerodinâmico do novo carro é muito perceptível e um grande salto de qualidade em relação aos seus dois antecessores.
A entrada de ar dos pontões aumentou. A face triangular foi removida e alterada para um forma em U, deixando uma vasta zona de livre abaixo. O volume da área dos radiadores parece para ter emagrecido vários tamanhos e a zona inferior do carro é muito semelhante ao Mercedes W08.
É com este novo monolugar que McLaren entra na terceira temporada em parceria com a Honda, esperando dar um passo significativo, depois de dois anos verdadeiramente decepcionantes.