top of page

Vettel, o "Barão Vermelho II"


MOTORES | Com o seu segundo triunfo em 2017 consumado no Bahrain, Sebatian Vettel tem agora a liderança isolada do campeonato com 68 pontos, contra 61 de Lewis Hamilton. Após três corridas a Ferrari lidera o Mundial de Construtores com três pontos a mais que a Mercedes, num Mundial de F1 onde ainda está tudo em aberto.

A próxima etapa do Mundial de F1 está marcada para o GP da Rússia e muitos cenários são possíveis em termos das melhores forças, embora claro, a onda tiffosi vá em crescendo. Vejamos porquê!

A equipa de Maranello teve, pelo menos até ao presente, o melhor compromisso motor/aerodinâmica. No entanto, tendo em conta que esse ganho da Ferrari foi em parte conseguido após o protesto que moveu nos meandros da FIA, contra a Mercedes e Red Bull – que por efeito dessa queixa perderam nos seus carros um elemento eletrónico nas suspensões de primordial importância para o equilíbrio – não tenho qualquer dúvida que esse ‘contratempo’ para Hamilton e Bottas – ficará muito em breve ultrapassado e provavelmente, já no Grande Prémio de Sochi. A mais-valia técnica de ambas as equipas é um argumento a ter em conta, e certamente, nem a entrevista de Alain Prost a reclamar por um "regresso às origens" da eletrónica primitiva, irá surtir qualquer efeito!

COM O MESMO SONHO DE "SCHUMI"

Em pista, pela segunda vez este ano a Ferrari fez um melhor trabalho que a Mercedes no pit-wall. E ainda contou com o inesperado da parte do tetra-campeão do mundo Sebastian Vettel. O alemão de 29 anos, natural de Heppenheim, está com "baterias" renovadas, tem as mesmas do ano passado mas a diferença é que agora tem um carro competitivo.

No Bahrain "Seb" soube tirar partido de todas as oportunidades que surgiram ao longo das 57 voltas da corrida e venceu. Este triunfo foi também o segundo triunfo do alemão na temporada e o 44º da carreira de Vettel.

Aos tricampeões da Mercedes restou o pódio, com Hamilton à frente de Valtteri Bottas. A verdade é que o britânico não viveu os melhores de seus dias no Bahrein. Largando em segundo, Lewis perdeu a posição na largada. Depois, ainda foi punido por segurar um rival do pit-lane, e isso lhe custou a chance de brigar pela vitória. No fim, teve de andar rápido para se recuperar e cruzar a linha em segundo, numa tentativa de minimizar os prejuízos. Depois da pole, Bottas ficou com a última posição do pódio após a ordem recebida para deixar passar Hamilton. Kimi Räikkönen e Daniel Ricciado completaram o top-5. Figurando sempre por perto das três principais equipas,

Felipe Massa terminou em sexto, enquanto Sergio Perez, Romain Grosjean, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon completaram a zona de pontos.

O BARÓMETRO "MOTORES" NO GP DO BAHRAIN

3ª prova do Mundial de F1 2017

1 Sebastian Vettel GER / FERRARI *****

2 Lewis Hamilton GBR / MERCEDES ***

3 Valtteri Bottas FIN / MERCEDES ***

4 Kimi Räikkönen FIN / FERRARI **

5 Max Verstappen NED / RED BULL RACING *

6 Daniel Ricciardo AUS / RED BULL RACING **

7 Felipe Massa BRA / WILLIAMS MERCEDES ***

8 Sergio Perez MEX / FORCE INDIA MERCEDES ***

9 Carlos Sainz ESP / TORO ROSSO *

10 Romain Grosjean FRA /HAAS FERRARI *

Nota: Este top ten, foi elaborado de acordo com as posições atuais dos pilotos no campeonato do mundo e o seu desempenho no Grande Prémio do Bahrain

Stroll e Sainz culpam-se mutuamente do toque que resultou em dois abandonos

Lance Stroll e Carlos Sainz Jr. não conseguiram terminar o GP do Bahrein deste domingo (16). E foi por causa de um acidente controverso: na saída dos boxes, Sainz tentou ultrapassar Stroll, mas não conseguiu. Os dois se bateram com certa força, causando um abandono duplo. Depois da prova, ninguém deu o braço a torcer: o canadense e o espanhol culpam um ao outro pelo toque.

Para Stroll, o incidente foi consequência de um erro crasso de Sainz. “A lateral do meu carro foi completamente destruída”, reclamou Stroll. “Ele [Sainz] foi direto contra mim. Estava uns 50 ou 60 metros adiante na hora de frear e ele simplesmente mergulhou quando eu comecei a fazer a curva. Ele jogou~se completamente contra mim, eu vi o vídeo e é ridículo”, opinou.

Ferrari: A "Scuderia" arriscou e venceu

Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari, foi contido em sua comemoração diante das câmeras assim que Sebastian Vettel recebeu a bandeira axadrezada no domingo. Em dia de celebração, o homem-forte da Ferrari não poupou à sua equipa, não só pelo bom carro, mas também porque a vitória de Sebastian foi na base da estratégia e da raça – bem ao estilo italiano.

"Estamos felizes. Esta equipe demonstra bravura, determinação e um pouco de loucura. Depois da qualificação (de sábado, ganha pelo Mercedes de Bottas), pensar na corrida foi muito difícil, mas decidimos arriscar e seguir no domingo as especificações de sexta-feira", comentou Arrivabene. "Tomamos o risco, e essas três qualidades estão no DNA da Ferrari, então só posso sentir-me feliz", acrescentou.

Mercedes: Bottas 'amuou' com ordens de Toto Wolf

"Pessoalmente é bastante difícil, principalmente quando se larga na pole e tudo mais receber uma ordem de equipa, mas é a vida." Começou por referir Valterri Bottas, aludindo à ordem de equipa recebida da box para deixar passar Lewis Hamilton. “Eu não tinha ritmo suficiente hoje, mas temos que encontrar as razões disso também.”

A cara de decepção no pódio do GP do Bahrein de Valtteri Bottas, não escondia o descontentamento do piloto pela ordem transmitida da box. o finlandês sofreu um duro golpe ao ouvir a Mercedes dar ordens para ele deixar o companheiro Lewis Hamilton, com desempenho mais forte, ultrapassá-lo para o britânico dar início à “caçada” a Sebastian Vettel.

“Foi realmente uma corrida muito complicada para mim. Acabei aceitando a decisão da equipa, pois havia uma hipótese de Lewis lutar com o Sebastian.”

Button regressa para substituir Fernando Alonso no Mónaco

Jenson Button está de volta à F1, pelo menos por uma corrida. O britânico foi confirmado para substituir Fernando Alonso no GP de Mónaco, já que o espanhol irá correr as 500 Milhas de Indianápolis. Felipe Massa afirmou que o britânico é muito bem-vindo de volta, mas admitiu surpresa por o ex-campeão do mundo não ter participado nos testes após o GP do Bahrein.

Yorumlar


bottom of page