top of page

Hamilton vence no regresso da F1 à Europa | Motores


FÓRMULA 1 | No último fim-de-semana, a F1 viajou até ao Circuit de Barcelona – Catalunya para o 5º Grande Prémio da temporada de 2017. Hamilton foi a ‘dor de cabeça’ de Vettel e Daniel Ricciardo completou um pódio ‘tricolor’.

Montmeló. Num excelente arranque, Sebastian Vettel (Ferrari) roubou a liderança a Lewis Hamilton (Mercedes), enquanto Valeri Bottas (Mercedes) estragava a corrida a Kimi Raikonnen (Ferrari) e a Max Verstappen (Red – Bull). Kimi ia a ultrapassar o compatriota quando este lhe tocou, batida que teve como consequência o toque de Kimi em Max, o que danificou os dois carros ao ponto de abandonarem ainda na primeira volta.

Por sua vez Fernando Alondo (Mclaren) envolveu-se com Felipe Massa (Williams) e o brasileiro furou, o que o levou a parar ainda na volta inaugural.

Vettel estabilizou a vantagem sob Hamilton nos 3 segundos, enquanto nos últimos lugares pontuáveis Kevin Magnussen (Haas) e Carlos Sainz Jr (Toro – Rosso) lutavam intensivamente pelo 9º lugar. Alonso iniciou a travessia nas boxes à volta 13, a que se seguiram os dois homens da luta pelo 9º posto na volta seguinte.

Sainz teve uma paragem mais rápida mas foi incapaz de ultrapassar o dinamarquês, tendo o espanhol feito uma incursão pela relva na saída das boxes. O líder da corrida parou à volta 15 e Lewis ascendeu à liderança.

À 21ª volta é o britânico a parar, mas Vettel só volta a liderar 4 voltas depois, quando conseguiu ultrapassar Bottas, o então líder.

Pascal Wehrein (Sauber) foi o último a parar nas boxes, à 35ª volta. O alemão foi o único a parar uma fez e fê-lo logo após entrar o Safety Car Virtual em pista. Tal sucedeu-se porque Stoffel Vandoorne causou o seu próprio acidente, indo contra Massa na curva 1 e abandonando de forma insegura na escapatória da mesma curva. Com as estratégias baralhadas a partir daqui, a Mercedes agarrou a oportunidade. Mandou Hamilton parar no fecho do SC Virtual e obrigou Vettel a fazer o mesmo, mas já sem o SC Virtual em pista.

Bottas abandonaria a corrida nesta volta, com problemas no motor. Quanto à discussão da vitória, com Hamilton na traseira do alemão, foi uma questão de voltas até as posições se inverterem, neste caso, à volta 44 na recta da meta.

- O MOMENTO DA CORRIDA

Pensou-se que nova inversão pudesse acontecer dado que Hamilton montara pneus macios, de desgaste mais rápido, enquanto Vettel estava com um jogo de pneus médios. Mas tal não se sucedeu e Lewis Hamilton venceu, Vettel fez 2º e manteve assim a liderança do campeonato. Daniel Ricciardo (Red – Bull) fechou o pódio e os dois Force India voltaram a pontuar com ambos a corrida, com Sergio Perez em 4º e Esteban Ocon em 5º lugar, sendo a única formação a pontuar em todas as provas com os dois carros este ano.

Destaque para Pascal Wehrlein que somou os primeiros pontos para a Sauber. Novo fim-de-semana para esquecer para Jolyon Palmer (Renault) que finalizou em último. Felipe Massa foi o azarado do dia, com dois incidentes aos quais foi alheio a deitaram abaixo as suas aspirações.

Comentários


bottom of page