top of page

F1 | Gene Haas: “As equipas top estão a anos luz de distância”


A temporada de 2017 é aquela que mais concorrência tem no meio da grelha. As equipas Williams, Toro Rosso, Haas, Renault e McLaren lutam em cada Grande Prémio por conseguir pontuar, e quase sempre por uma pontuação mínima porque todos os lugares de topo são ocupados pelos mesmos de sempre.

Ricardo Ferreira

Devido à força da Mercedes, Ferrari, Red Bull e Force India, as oito primeiras posições são sempre monopolizadas por essas equipas. Esta é a visão do patrão do Team Haas sobre o panorama atual da F1.


Gene Haas, fundador da sua equipa de F1, acredita que as melhores equipas (Mercedes, Ferrari e Red Bull) estão a 'anos luz' das outros rivais. De acordo com o empresário americano, isto deve-se ao desenvolvimento contínuo dos seus componentes, que permite diferenciá-las dos seus adversários.

Mas, apesar dessa distância, Haas acredita que tanto o Haas VF-17 / Ferrari como os seus pilotos “são muito bons” mas estão muito longe dos primeiros na grelha de partida.


"Penso que temos dois bons pilotos, ambos já pontuaram e que o nosso carro também é muito bom. Mas o facto é que estamos a um ou dois segundos atrás dos carros mais rápidos. E não compreendemos como podemos estar tão distantes com um material que consideramos que está à altura."


"O maior problema que vejo agora é que as três principais equipas estão a anos-luz de distância. Além disso, desenvolvem os seus próprios motores, transmissões e chassis, e isso é uma vantagem inerente. Como podemos superar isso? Não existe nenhuma resposta para isso, o que é realmente deprimente. "


"É um dilema que enfrenta a Fórmula 1. Tens as equipas da frente e depois a meio a grande generalidade das equipas, onde todos estão muito próximos. Do ponto de vista competitivo, estamos todos muito igualados. Mas a realidade é fora das três equipas de topo nenhuma outra tem a possibilidade de vencer."

A equipa Haas F1 Team

Monolugar: Hass VF-17 (motores Ferrari)

Pilotos: 8. Romain Grosjean; 20. Kevin Magnussen

Piloto de testes: Santino Ferrucci

A CHEGADA À FORMULA 1 EM 2016

Gene Haas anunciou pela primeira vez os seus planos de entrar na Fórmula 1 em 2014, tendo concretizado essa intenção na temporada de 2016, tornando a norte-americana Haas F1 Team na primeira equipa nova a entrar na competição nos últimos seis anos.


Haas escolheu entrar na Fórmula 1 para promover o seu negócio de oficina Haas Formula. A Haas também compete na NASCAR e, no momento da sua entrada na F1, tinha uma equipa de quatro carros nas principais séries de corridas dos Estados Unidos.


A Haas está sedeada em Kannapolis, na Carolina do Norte, o seu chassis é fabricado em Itália na Dallara e a base da equipa de F1 está em Banbury, no Reino Unido.

Comments


bottom of page