F1 | Hamilton venceu a dura “batalha do pneus” em Spa-Francorchamps
- motores7magazine
- 29 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Num dos circuitos mais exigentes para os pneus de toda a época de Fórmula 1, o piloto da Mercedes Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Bélgica na frente de Sebastian Vettel, numa corrida de verdadeiro sprint nas últimas voltas.
A corrida teve uma pausa com a entrada em pista do ‘safety-car’ na volta 30, o que deu a todos os pilotos a possibilidade de uma nova estratégia em termos de pneus para a restante distância. Hamilton, na liderança desde a volta inicial, escolheu pneu macios para a restante corrida, enquanto Vettel foi para o ultra-macios: teoricamente cerca de um segundo mais rápido por volta.
Até à entrada do ‘safety-car’, ambos tinha optado por uma estratégia idêntica de ultra-macios/macios o que resultou numa batalha continua, com Vettel fazendo seu primeiro pit stop duas voltas mais tarde do que Hamilton.

Uma estratégia diferente foi seguida por Daniel Ricciardo, da Red Bull, que trocou de ultra-macios para supermacios na sua primeira paragem, mudando depois novamente para ultra-macios com a entrada do carro de segurança e terminando a corrida no pódio.
Ambos os Force India também escolheram pneus supersoft no segundo período.

Sebastian Vettel estabeleceu a volta mais rápida da corrida - um impressionante 1m46.577s – com os pneus ultra-macios montados no Ferrari: quase cinco segundos mais rápido do que a melhor volta da corrida do ano passado disputada com pneus médios.

Depois de um clima incerto antes do fim-de-semana, a corrida começou com 27 graus de temperatura ambiente e 34 graus de temperatura em pista, permanecendo o asfalto seco ao longo da distância de 44 voltas.



- Luta de morte nos Force India
A corrida em Spa foi marcada pela luta nos Force India entre Esteban Ocon e Sergio Pérez.
“Ele colocou a minha vida em risco, a 300 km/h, indo à Eau Rouge. Isso é a primeira coisa. A segunda é que perdemos muitos pontos." Esteban Ocon não gostou nada do ‘encosto’ do mexicano Sergio Pérez numa das zonas mais rápidas de Spa-Francorchamps.

- Troca de peças nos motores Renault vai penalizar os Red Bull em Monza
A troca de peças nos motores Renault empurrará Verstappen e Ricciardo para as últimas filas no próximo Grande Prémio. Ainda antes dos carros da Fórmula 1 chegarem a Monza, a Red Bull já sabe que perderá posições no grelha de partida do GP da Itália. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, uma troca de peças no motor Renault empurrará Daniel Ricciardo e Max Verstappen para as últimas filas de Monza.
Como a equipe deverá exceder o limite de peças em Itália, Verstappen deve, de acordo com cálculos da revista, perder 15 posições na largada. Já Ricciardo, deverá cair 20 postos na grelha, o que o colocará no último lugar.

- Comissário Mika Salo explica dura punição a Kimi
O ex-piloto Mika Salo, comissário convidado na Bélgica, insiste que o seu compatriota deveria ter aliviado a velocidade nas bandeiras amarelas.
Kimi Raikkonen andava em quarto lugar na prova quando recebeu um stop and go. O piloto da Ferrari não reduziu a velocidade sob as bandeiras amarelas, presentes durante a remoção do carro avariado de Max Verstappen.

- Honda afirma que não encontrou problemas no motor de Alonso
Alonso teve uma tarde frustrante em Spa-Francorchamps, perdendo posições por causa da falta de velocidade nas retas após subir para sétimo no arranque. A sua insatisfação com a situação ficou evidente em uma série de mensagens de rádio criticando a performance de seu carro da McLaren-Honda nas retas.
“Vergonhoso, realmente vergonhoso”, disse Alonso em um ponto, e quando recebeu informações sobre a posição dos outros carros, ele respondeu: “Eu não me importo com as diferenças. Isso é só um teste”.
Caindo para 12º, Alonso então perguntou à McLaren se havia alguma possibilidade de chuva.
A McLaren respondeu rapidamente que não havia chuva no radar. Pouco depois dessa mensagem, Alonso reduziu a velocidade e entrou nos pits depois de relatar um “problema de motor”.
Entretanto, a Honda sugeriu que não havia nada de errado com sua unidade de potência.
Spa-Francorchamps, 27 de Agosto
Classificação da corrida
1º Lewis Hamilton MERCEDES 44 voltas em 1h24m42.820
2º Sebastian Vettel FERRARI +2.358s
3º Daniel Ricciardo RED BULL RACING +10.791s
4º Kimi Räikkönen FERRARI +14.471s
5º Valtteri Bottas MERCEDES +16.456s
6º Nico Hulkenberg RENAULT + 28.087s
7º Romain Grosjean HAAS FERRARI +31.553s
8º Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES +36.649s
9º Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES +38.154s
10º Carlos Sainz TORO ROSSO +39.447s
11º Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES +48.999s
12º Daniil Kvyat TORO ROSSO +49.940s
13º Jolyon Palmer RENAULT +53.239s
14º Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA +57.078s
15º Kevin Magnussen HAAS FERRARI +67.262s
16º Marcus Ericsson SAUBER FERRARI +69.711s
17º Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES DNF
NC - Fernando Alonso MCLAREN HONDA DNF
NC - Max Verstappen RED BULL RACING DNF
NC - Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI DNF

Comentarios