top of page
motores7magazine

MOTO | BMW 310 GS: Para andar com carta A2


Na Catalunha fomos conhecer a nova BMW G 310 GS e aqui expomos as primeiras impressões sobre o novo modelo de baixa cilindrada da casa bávara.

Mike Rodman

As pequenas cilindradas estão a tornar-se um componente-chave nas estratégias de crescimento dos fabricantes de motos que, se por um lado cativam os mercados emergentes, por outro lado, com elas desafiam os fãs dos mercados tradicionais, ansiosos por ter uma "pequena grande moto", fácil de conduzir e menos empenhativas, inclusive nos custos.

É neste sentido que se insinua a nova (e interessante) BMW G310 GS , o modelo de acesso à famosa família bávara de motos todo-o-terreno. A convite da BMW, fomos conhecê-la em estradas de asfalto e não só na periferia de Barcelona.


Uma moto global

Como já dissemos, esta não deixa de ser uma pequena cilindrada, mas para a BMW, a G 310 GS é uma moto crucial para expandir o conceito GS a nível global. Esta é uma "moto mundial" e que será vendida em todo o mundo e, como tal, tem que se adaptar a diferentes utilizadores e condições ambientais. O contacto que realizámos ocorreu em todos os tipos de condições de uso: no trânsito caótico, nas colinas de Montserrat, em estradas secas, húmidas e fora de estrada.


A primeira constatação óbvia é que a 310 anda de modo suave (pela força da cilindrada), mas consegue ir longe. É estável, segura, fácil e adaptada a uma forquilha realmente grande, mas sobretudo, surpreendentemente agradável quando começamos a levar as coisas a sério. Além disso, não é cara e afinal é sempre uma BMW, que podemos levar para casa com cerca de 6.000 euros e com a licença A2!

O ar de família para as irmãs mais velhas está bem presente, e não apenas na estética: a parte-ciclística é sólida, os componentes são de qualidade, enfim, não parece nada uma moto que vai servir os mercados emergentes e os mercados tradicionais.


Uma GS típica… leve e fácil

A 310 oferece uma condução descontraída e sem fadiga numa postura tipicamente GS. O guiador, os pousa-pés e os comandos estão dispostos de forma equilibrada permitindo um acesso fácil por condutores de diferentes estaturas. A suspensão traseira, com um curso de 180 mm e a forquilha invertida dianteira equipada com uma jante de 19“ dão prazer em qualquer piso.

A rigidez do quadro dupla trave em treliça de aço contribui também para a estabilidade de condução. A G 310 GS percorre a selva urbana ou as ruas esquecidas com facilidade e precisão. O motor monocilíndrico é impressionante pela inclinação posterior do cilindro e a rotação de 180º da cabeça do cilindro. O centro de gravidade da moto é mais baixo devido à disposição invulgar do cilindro transferindo o seu peso para a roda dianteira, permitindo à G 310 GS abordar as curvas com grande facilidade e precisão.

E também graças ao eficaz sistema de combustão e de ar secundário, a G 310 GS cumpre as exigentes normas Euro IV. Com uma capacidade de 313 cc e uma potência de 34 cv (25 kW) às 9.500 rpm, oferece-nos a potência e aceleração que precisamos no uso diário e também numa escapadela de fim de semana.


Uma última referencia para o equipamento, onde são preservados na G 310 GS a qualidade, fiabilidade e os padrões habituais da BMW Motorrad. O sistema ABS de dois canais e a grelha de bagagem são disponibilizados de série, mas também podes escolher entre uma vasta gama de acessórios opcionais.


Ficha Técnica

Motor: Monocilíndrico a quatro tempos, com quatro válvulas, refrigeração líquida, duas árvores de cames à cabeça e martelos, lubrificação em banho de óleo

Cilindrada: 313 cc

Potência máx.: 34 cv (25 kW) às 9.500 rpm

Binário max.: 28 Nm às 7.500 rpm

Gestão do motor: sistema eletrónico de injeção de combustível, BMS-E2.

Velocidade máxima: 143 km/h

Embraiagem: Multidisco em banho de óleo

Caixa de velocidades: 6 velocidades

Transmissão secundária: por corrente

Quadro: Aço tubular com secção traseira aparafusada.

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida com Ø de 41 mm

Suspensão traseira: Braço oscilante em alumínio, com mono-amortecedor regulável

Pneus: dianteiro 110/80 R 19; traseiro 150/70 R 17

Travões: dianteiro Disco simples com diâmetro de 300 mm, pinça fixa de quatro êmbolos com fixação radial; traseiro Disco simples com diâmetro de 240 mm, pinça flutuante de êmbolo simples (com ABS)

Altura do assento: 835 mm (820 mm: banco baixo; 850 mm: banco Comfort)

Peso com depósito cheio: 169.5 kg

Capacidade do depósito: 11 litros (1 lt. reserva)



0 visualização0 comentário
bottom of page