FÓRMULA 1 | Vettel aguentou Bottas e ganhou no Brasil
- RICARDO FERREIRA
- 15 de nov. de 2017
- 4 min de leitura

No GP do Brasil, penúltima prova do mundial de Fórmula 1 em 2017, Sebastian Vettel correu para a sua quinta vitória da Fórmula 1. O já campeão do mundo Lewis Hamilton, saiu do pit lane para recuperar até ao quarto lugar.
A prestação do alemão foi brilhante. Vettel foi capaz de assumir a liderança logo na curva 1 deixando para trás o autor da pole Valtteri Bottas da Mercedes, conseguindo o alemão manter a sua vantagem durante o período de abertura da corrida, ficando apenas sob pressão no ciclo do pit stop.

A Mercedes chamou o finlandês à box para troca de pneus na volta 28, tentando assim surpreender Vettel, mas a Ferrari reagiu com semelhante operação na volta seguinte. Vettel saiu da box na liderança com uma margem de apenas 1,5 segundos para Bottas, mas puxou e distanciou-se nas voltas seguintes.
Hamilton o ‘trabalhador’

Enquanto Vettel controlava os adversários na dianteira, Hamilton fazia uma recuperação impressionante depois de partir atrás de todo o pelotão. O britânico aproveitou a entrada do safety-car para se aproximar e ‘livrar’ de Stoffel Vandoorne, Kevin Magnussen e Esteban Ocon, e fez maravilhas aos comandos do Mercedes para ficar na liderança após os líderes entrarem pela segunda vez nas boxes, antes de ele próprio parar para fazer a mudança para pneus super-macios, no final da volta 43.
Com 28 voltas para o final da corrida, Hamilton estava a apenas 18 segundos do líder, embora com quatro pilotos à sua frente.

Não teve muito trabalho para superar Max Verstappen na quarta posição, isto, enquanto o piloto da Red Bull lutava para manter os seus pneus em boas condições. Hamilton encostou então rapidamente na traseira do Ferrari de Raikkonen, em terceiro e a somente cinco segundos de Vettel, mas o finlandês reteve o Mercedes #44 atrás de si, permitindo que Vettel e Bottas se distanciassem nas voltas finais.

No final Vettel recebeu a bandeira de xadrez com 2 segundos de vantagem sobre Valtteri Bottas para conseguir a sua quinta vitória do ano, enquanto Raikkonen manteve a terceira posição depois de uma curta disputa com Hamilton na última volta, com os pneus do piloto da Mercedes já em fim de vida. O britânico não subiu ao pódio, mas ainda assim levou o prémio "Driver of the Day" pela excelente recuperação em Interlagos.

Na Red Bull a durabilidade dos pneus também foi problemática, com Max Verstappen a fazer uma paragem tardia nas boxes que fez o holandês conformar-se com a quinta posição, enquanto Daniel Ricciardo, a contas com uma penalização que o fez partir do 14º lugar, ocupou no final o sexto lugar depois de chegar à primeira paragem na box já com os pneus praticamente desfeitos.
A despedida de Filipe Massa

Nesta penúltima corrida, excelente performance de Filipe Massa, que na temporada de despedida da Fórmula 1 fez a despedida dos fãs em casa com um sétimo lugar, ganhando com seu Williams Mercedes no confronto com Fernando Alonso e Sergio Perez numa tardia e dura batalha.
Depois de receber uma mensagem do filho no rádio, Filipe Massa foi convidado a subir ao pódio e despedir-se para o seu público depois de 15 anos de muitos sucessos na F1.
Com Alonso e Perez no oitavo e nono postos, respetivamente, Nico Hulkenberg somou 1 ponto no Grande Prémio para a Renault no décimo posto. Carlos Sainz Jr. e Pierre Gasly fecharam os lugares dos 12 primeiros classificados.
Nas contas do campeonato, com a prova de despedida da temporada agendada para Abu Dhabi (24 a 26 de novembro) e com as primeiras posições definidas, a única posição que sobra em liça é o quarto posto do Mundial de Pilotos. Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen são candidatos, separados por somente 7 pontos.
Classificação final
1º Sebastian Vettel (FERRARI) 71 voltas em 1h31m26.262s
2º Valtteri Bottas (MERCEDES) +2.762s
3º Kimi Räikkönen (FERRARI) +4.600s
4º Lewis Hamilton (MERCEDES) +5.468s
5º Max Verstappen (RED BULL RACING) +32.940s
6º Daniel Ricciardo (RED BULL RACING) +48.691s
7º Felipe Massa (WILLIAMS MERCEDES) +68.882s
8º Fernando Alonso (MCLAREN HONDA) +69.363s
9º Sergio Perez (FORCE INDIA MERCEDES) +69.500s
10º Nico Hulkenberg (RENAULT) a 1 volta

Sebastian Vettel leva a melhor na partida ao detentor da pole position, o Mercedes AMG do finlandês Valtteri Bottas

George Russel, o campeão de GP3 fez a estreia na F1 nos treinos livres de sexta-feira com a Force India

Daniel Ricciardo (RBR) levou um toque de Stoffel Van Dorne (McLaren Honda) logo no arranque mas recuperou até sexto


Colisão de Lewis Hamilton na qualificação de sábado. O britânico saiu ileso mas foi obrigado a partir das boxes na corrida

Segundo abandono de Brendon Hartley com a Toro Rosso, desta vez motivado por problemas de motor

A colisão entre Romain Grosjean e Esteban Ocon significou o primeiro abandono do francês da Force India em 55 corridas
Mundial de Pilotos
1º Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 345 pontos
2º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 302
3º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 280
4º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 200
5º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 193
6º Max Verstappen (HOL/Red Bull) 158
7º Sergio Perez (MEX/Force India) 94
8º Esteban Ocon (FRA/Force India) 83
9º Carlos Sainz (ESP/Renault) 54
10º Felipe Massa (BRA/) 42
Mundial de Construtores
1º MERCEDES, 625 Pontos
2º FERRARI, 495
3º RED BULL RACING, 358
4º FORCE INDIA, 177
5º WILLIAMS, 82
6º TORO ROSSO, 53
7º RENAULT, 49
8º HAAS, 47
9º MCLAREN, 28
10º SAUBER, 5
Próxima corrida: GP de Abu Dhabi, 24 a 26 de novembro

Commentaires