top of page

GP de Abu Dahbi | A vitória da Mercedes AMG em números


Inquestionável. Os ‘seta de prata’ alemães demoliram, mais uma vez, a concorrência mas, ao contrário de há um ano, o título não se discutiu entre os dois pilotos da Mercedes… 2017 foi o ano do regresso ao palco da Ferrari!

No Yas Marina Circuit, Valtteri Bottas reivindicou a sua terceira vitória na carreira, e também, a sua primeira vitória neste circuito. Já no que diz respeito aos construtores, o resultado final da Mercedes AMG Petronas Motorsport em Abu Dahbi, representou o 40º pódio com uma ‘dupla 1º, 2º’ dos setas de prata alemães, quarta dupla na temporada de 2017, o que diz muito sobre o domínio da equipa gerida por Toto Wolf.

Já em termos pontuais, o já campeão Lewis Hamilton conclui a temporada de Fórmula 1 com 363 pontos, enquanto o vencedor da corrida Valtteri Bottas terminou o campeonato com 305 pontos e a terceira posição no Campeonato de Pilotos. O finlandês ficou a somente 12 pontos do segundo classificado Sebastian Vettel, o que significa que somente mais um pódio (1º, 2º ou 3º) seria suficiente para Bottas terminar o Mundial de F1 como vice-campeão, na frente do piloto da Ferrari – repetia-se nesse caso a ‘dobradinha’ de 2016, com Hamilton e Rosberg.

E também no Campeonato de Construtores o domínio da Mercedes-AMG Petronas Motorsport foi inquestionável: 668 pontos, com 146 pontos de vantagem sobre os 522 da Ferrari, aqui um campo onde a Ferrari regista uma melhoria significativa em relação a 2016 – a par com o lugar de Vice-campeão de Vettel.


Lewis Hamilton

“Uma ótima corrida, uma grande batalha no final da temporada. Eu fiz o melhor que pude, mas Valtteri fez um ótimo trabalho - muito limpo e sem erros. Esta é uma das pistas mais difíceis de ultrapassar: precisamos ser 1,4 segundos mais rápidos do que o carro à nossa frente para ultrapassar.”

“Consegui muito bom ritmo no segundo período da corrida, mas assim que entrei naquela ‘janela’ de cerca de 1,2 segundos, não mais avancei. Agora estou ansioso para me sentar com a minha família e apenas me lembrar de todo o ano. Foi um ano tão forte, a equipe tem sido fenomenal durante todo o ano. Estou agradecido pelo trabalho duro de todos na fábrica e por todo o apoio da Mercedes.”


Valtteri Bottas

“Tive muita pressão vinda do Lewis durante toda a corrida. Sabia que bastaria um erro para arruinar a corrida e tive que baixar a cabeça, concentrar-me e seguir em frente. Claro que, teria sido bom ter o segundo lugar no campeonato, mas Sebastian também teve um bom final de época.”

1511515225095

“Olhando para a temporada geral, preciso de melhorar mas estou muito satisfeito com a forma como o fim da temporada foi para mim. A Mercedes deu-me a oportunidade de ganhar algumas corridas e reivindicar algumas posições de pole; sou um membro da equipa muito orgulhoso mas devo confessar que esperava um resultado geral melhor no Mundial de Oilotos. Aprendi muito nesta temporada e agora estou ansioso para o próximo ano. Este fim de semana mostrou-me posso conseguir a pole e vencer corridas, o que quero fazer com frequência no próximo ano.”


Sebastian Vettel

"Andei praticamente sozinho durante a maior parte da corrida, tentando poupar um pouco de combustível na primeira parte do período final. Não foi muito emocionante, mas é assim que acontece às vezes! Os resultados foram pior do que poderiam ter sido, mas no final, não fomos fortes o suficiente. No entanto, é contra o espírito da Ferrari desistir. Estou certo de que temos muitas coisas para melhorar e as pessoas estão muito motivadas. Então, estou ansioso para a próxima temporada.”

“Ao longo da época tivemos as nossas hipóteses e soubemos aproveitá-las, mas também cometemos pequenos erros aqui e ali, e tenho certeza que estes não se irão repetir. Acho que não perdemos o Campeonato em nenhuma corrida em particular; você apenas corre e coleciona todos os pontos e, no nosso caso, não temos os suficientes."


"Prometo no próximo ano fazer o meu melhor junto com toda a equipa, e então veremos. Este ano melhoramos massivamente o carro, o chassis foi realmente forte desde o primeiro dia e demos alguns passos importantes no motor mas, ainda precisamos encontrar mais potencial em relação aos nossos concorrentes.”


O pódio de Abu Dahbi foi o espelho de toda uma temporada: Hamilton, Vettel e Bottas foram os protagonistas principais na luta pelo Mundial de Pilotos da F1 em 2017


Paul Pezzack, engenheiro de desenvolvimento de controle de potência da AMG Petronas, recebeu o troféu dos construtores em nome da equipa


O Mercedes W08 EQ Power híbrido, vencedor do Campeonato de Construtores em 2017, na foto com Paul Pezzack


Comments


bottom of page