top of page

F1 | As previsões de Villadelprat para a nova temporada


No rescaldo dos testes de pré-temporada da F1 no circuito de Barcelona, algumas conclusões é possível retirar. Joan Villadelprat, ténico que passou pela McLaren, Tyrrell, Ferrari e Benetton deu-nos a sua opinião.

Esclareceram-se algumas dúvidas, mas muitas incógnitas permanecem sobre o que se vai passar em 2018. De acordo com os tempos conseguidos pelos novos F1 da Nova Era Halo, se é verdade que a AMG-Mercedes e Ferrari mantiveram o domínio habitual, a maior supresa veio da McLaren que com o motor Renault e pneus híper-brandos (uma nova mistura) conseguiu chegar ao 3º tempo por intermédio de Stoffel Vaandorne com o tempo de 1.19,854, portanto muito perto do melhor tempo de Lewis Hamilton registado nos 3 dias de testes: 1.19,333.


Joan Villadelprat (Barcelona, ​​1955), que iniciou sua carreira na McLaren e Tyrrell, que foi mecânico-chefe da Ferrari (1987-89) e Benetton (1993-99), analisa o que se passou no repavimentado circuito de Montmeló… alteração feita a pedido dos pilotos de MotoGP e muito contestada por Hamilton.

“A Renault pode terminar a época na frente da McLaren”

No que diz respeito à McLaren, a equipa que o ano passado padeceu de vários problemas de fiabilidade, que por agora parecem solucionado com a troca do motor Honda por uma unidade Renault, Villadelprat mostra muitas dúvidas sobre esta ‘amizade’ franco-britânica em 2018. "Depois de observar estes testes, se já tinha reservas no ano passado mantenho-as, penso que foi uma mudança apressada e que talvez não tenha todas as vantagens de que falamos."


"Um ‘cliente’, mesmo sendo a McLaren tem sempre limitações, especialmente se a Renault, como parece ser o caso, anda muito próxima dos seus tempos. O orgulho francês vai levá-los a querer vencê-los”, diz Villadelprat, que fez desta forma a comparação entre as duas equipas:

Acho que o McLaren é um carro mais desenvolvido na aerodinâmica, mas à medida que o ano avança, o Renault pode ganhar algum avanço. Eles só não estão a investir todo o seu dinheiro em Paris na aerodinâmica para não terem limitações durante a época."


“O melhor que a equipa de Brown e Eric Boullier podem esperar de Alonso é lutar pelo quarto lugar no campeonato. Não duvido que o Fernando faça vários pódios, porque tem talento para isso e porque saber aproveitar todas as condições, mas será muito complicado lutar pelo título”, adverte.


“A Toro Rosso Honda é uma equipa com muito potencial”

Já no meio do pelotão, são muitas as dúvidas que assolam o pensamento de Villadelprat.

"A Force India conseguiu terminar 2017 com um carro muito poderoso - com um motor Mercedes e com muito boas soluções técnicas. Veremos se o vai repetir este ano, porque conta com dois pilotos muito bons como Checo Pérez e Esteban Ocon", ressalta.


Mas quanto à Toro Rosso, a incerteza enche-lhe a mente. "Não descarto a possibilidade deles andarem próximos da Renault e McLaren, percebe-se que o chassis encaixam perfeitamente com o motor Honda e estão a fazer tudo para que essa união funcione. Quanto à Red Bull é para mim uma certeza que irá ter o motor Honda em 2019; a sua ligação à Toro Rosso permite-lhes perceber como o motor será desenvolvido ao longo do ano, e eles vão contar por perto com uma ótima evolução no próximo ano. O potencial da Honda é enorme e significa”, diz VIladelprat.

"Quanto à Williams eu tenho um desconhecimento total embora acredite que possam obter uma ajuda extra da Mercedes.” Já sobre a Sauber Alfa Romeo, o ex-técnico de Fórmula 1 pouco sabe o que vai acontecer, porque tanto a equipa como a própria Ferrari estão fechadas em copas.

Tempos do 4º Dia de Treinos na Catalunha




De acordo com o vigente campeão do mundo de F1 Lewis Hamilton as obras de melhoria do pavimento na pista de Barcelona roubou muita da personalidade ao circuito


As obras de repavimentação no circuito catalão ocorreram em janeiro, a pedido do MotoGP, já que os pilotos se queixaram de níveis de aderência perigosamente baixos na superfície da pista antiga que remontava a 2007

Os pilotos de F1 tiveram o primeiro gosto do novo asfalto durante o primeiro teste de pré-temporada desta semana, quando o mau tempo impediu que o recorde de volta existente fosse reduzido... apesar das melhoria visivel na condições de pista


Calendário do "Mundial de F1" 2018


Comments


bottom of page