top of page

F1 | Tática da Red Bull arrasa com Mercedes e Ferrari em Xangai


O GP da China ganhava contornos de uma corrida monónotna, mas a entrada do safety-car em razão do incidente com a dupla da Toro Rosso mudou tudo. Os dois Red Bull mudaram para pneus macios quando a corrida estava neutralizada, e Daniel Ricciardo rumou confiante à vitória.

As primeiras voltas do GP da China sugeriram uma corrida sem grandes emoções. Mas acabou por ser uma prova sensacional e marcada por muitas reviravoltas.

Sebastian Vettel liderou a primeira parte da corrida, mas um engano na estratégia da Ferrari, permitiu a Valtteri Bottas tomar a dianteira e seguir para uma vitória que parecia certa com a Mercedes. No entanto, a entrada do safety-car em razão do incidente que envolveu Pierre Gasly e Brendon Hartley mudou tudo.

Aproveitando bem esse período de corrida ‘neutra’, a Red Bull chamou os seus dois pilotos para colocar pneus macios novos. Muito mais assertivo e eficaz que um desconcentrado Max Verstappen, Daniel Ricciardo empreendeu uma reação incrível e, com duas manobras incríveis de ultrapassagem, venceu de forma espetacular e improvável este domingo.

Vettel e Bottas, com pneus médios, nada puderam fazer perante a aproximação implacável de Ricciardo com um Red Bull, claramente mais rápido nas últimas voltas da corrida.

Verstappen entre o melhor e o pior

Com pneus mais novos e mais rápidos, em teoria era Verstappen o grande favorito ao topo do pódio na parte final da corrida. Mas o holandês, ainda que seja dono de talento ímpar, mostrou que ainda precisa de aprender muito. Max errou ao tentar passar Lewis Hamilton e Vettel. Na manobra contra o alemão, acertou com a frente do Red Bull no Ferrari, provocou o pião de Vettel, arruinando a sua própria corrida e também a do alemão.


Nas voltas finais, o tetracampeão perdeu muita performance, foi superado por Fernando Alonso e quase foi superado também pelo Renault de Carlos Sainz. Quanto a Bottas, o finlandês da Mercedes ainda conseguiu salvar um bom segundo lugar, repetindo o resultado do GP do Bahrein, fechando o pódio Kimi Räikkönen.

Lewis Hamilton ainda conseguiu amenizar o prejuízo de um fim de semana abaixo do habitual e foi o quarto, à frente de Verstappen e Nico Hülkenberg. Alonso somou mais pontos preciosos ao fechar em sétimo, seguido por Vettel, Sainz e Kevin Magnussen, que completou a lista dos dez primeiros.


A próxima etapa do Mundial de F1 acontece dentro de duas semanas: o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku.



CLASSIFICAÇÃO FINAL

MUNDIAL DE PILOTOS

Comments


bottom of page