LEWIS HAMILTON VENCEU O GP DA HUNGRIA. O PILOTO BRITÂNICO TEVE QUE FAZER UMA SEGUNDA MUDANÇA DE PNEUS PARA TIRAR A LIDERANÇA A MAX VERSTAPPEN NAS ÚLTIMAS 4 V0LTAS.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conseguiu a oitava vitória da temporada no Mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da Hungria, graças à estratégia de duas paragens nas boxes. Hamilton, que largou da segunda posição, chegou ao primeiro lugar na 67.ª das 70 voltas da corrida no circuito de Hungaroring, ultrapassando o holandês Max Verstappen (Red Bull), que partira da ‘pole position' e liderava desde o início.
O campeão do mundo garantiu, assim, a 81.ª vitória da carreira, com 17,796 segundos de vantagem para o piloto holandês, que se aproximou do segundo lugar do campeonato, do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que foi apenas oitavo.
Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro classificado, já a mais de um minuto do vencedor.
No campeonato, Lewis Hamilton alargou a vantagem, tendo agora 250 pontos, contra os 192 de Bottas e os 181 de Verstappen, que ainda somou um ponto extra por ter conseguido a melhor volta da corrida, com 1.17,183 minutos, batendo o recorde do circuito de Hungaroring, fixado em 2004 pelo alemão Michael Schumacher.
QUALIFICAÇÃO: PRIMEIRA POLE DE MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen (Red Bull Honda) entrou este fim de semana para a história da Fórmula 1, ao tornar-se o 100.º piloto a conquistar o primeiro lugar da grelha de partida, em 1.009 grandes prémios. O jovem de 21 anos estabeleceu um novo recorde no circuito de Hungaroring, perto de Budapeste, na Hungria, com o tempo de 1.14,572 minutos, na última tentativa da qualificação.
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) alcançou a segunda posição na grelha de partida, a 18 milésimos de segundo, tendo saído da terceira posição o britânico Lewis Hamilton, no segundo Mercedes, a 197 milésimos de segundo de Verstappen. Os dois Ferrari ficaram logo a seguir, no quarto e quinto lugares, respetivamente, com o monegasco Charles Leclerc a bater o antigo campeão mundial, o alemão Sebastian Vettel.
"É incrível", exclamou Max Verstappen, já depois de ter conseguido aquela que é, também, a primeira ‘pole position' da carreira, depois de sete segundos lugares, Além disto, um carro equipado com motor Honda não conseguia o primeiro lugar da grelha desde o GP da Austrália de 2006, na altura por intermédio do britânico Jenson Button.
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 entra agora na habitual pausa de verão, regressando no dia 30 de Agosto com o Grande Prémio da Bélgica, 13ª prova de 2019 e que tem lugar no histórico circuito de Spa-Francorchamps.
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA
VENCEDOR: LEWIS HAMILTON (MERCEDES W10)