top of page
REDAÇÃO

F1 | Morreu Ricardo Divila, o designer dos Fittipaldi F1


O ENGENHEIRO BRASILEIRO RICARDO DIVILA, DESIGNER DA FITIPALDI F1, MORREU ONTEM Á NOITE QUANDO DORMIA EM SUA CASA. TINHA 74 ANOS.

Amigo dos irmãos Fittipaldi, Divila começou a construir pequenos monolugares de Fórmula V no Brasil em meados da década de 1960, então um protótipo VW Beetle, conduzido por Wilson e Emerson Fittipaldi.

Quando os dois irmãos cruzaram o Atlântico para competir na Europa, rapidamente alcançaram o sucesso na Fórmula 1. Quando Emerson conquistou dois títulos de Campeão do Mundo em 1972 (na Lotus) e 1974 (na McLaren), Wilson decidiu fundar a equipa familiar Fittipaldi Automotive.

Os monolugares foram batizados FD, derivados dos nomes Fittipaldi-Divila e, com o patrocínio da Copersucar, a equipa 100% brasileira conseguiu convencer Emerson a juntar-se à nova formação em 1976.


A equipa passou por um longo calvário de desilusões, pontilhado de falhas amargas e com raros pódios, apesar dos reforços do engenheiro Harvey Postlethwaite e até do muito jovem Adrian Newey.


A equipa de Fittipaldi jogou a luva em 1982 e Emerson emigrou para os EUA para uma segunda carreira cheia de sucesso na IndyCar.


Quanto ao autodidata Divila, este continuou a sua carreira na Fórmula 1 com a Ligier e depois no projeto nado-morto First. Posteriormente, nos anos 90, este em Le Mans com as equipas japonesas Nissan, SARD / Toyota e Dome, mas também com as equipas francesas na F3000 (DAMS, Apomatox) e em resistência (Courage, Pescarolo). <<<






0 visualização0 comentário
bottom of page