A FÓRMULA 1 CONFIRMOU HOJE QUE A TEMPORADA 2020 COMEÇARÁ NA ÁUSTRIA EM JULHO E REVELOU PORMENORES DAS 8 PRIMEIRAS CORRIDAS DE UM NOVO CALENDÁRIO.
Depois da suspensão do campeonato devido ao surto de coronavírus, a F1, as equipas e a FIA desenvolveram um trabalho para elaborar um plano para permitir que a temporada começasse com segurança, e hoje o chefe executivo da F1, Chase Carey, descreveu a primeira parte de um calendário revisto de 8 corridas.
A temporada vai começar com o Grande Prémio da Áustria no Red Bull Ring em 5 de julho, seguido-se uma semana depois uma segunda corrida na mesma pista.
Segue-se o Grande Prémio da Hungria uma semana depois, antes de um intervalo. Depois, haverá duas corridas consecutivas em Silverstone, seguidas pelo Grande Prémio da Espanha em Barcelona. A prova seguinte é o Grande Prémio da Bélgica, antes do Grande Prémio de Itália em Monza, uma semana depois, no dia 6 de setembro.
Todas as corridas serão apoiadas pela Fórmula 2 e Fórmula 3.
As 8 primeiras corridas do calendário 2020
Red Bull Ring, Áustria 3-5 de julho
Red Bull Ring, Áustria 10-12 de julho
Hungaroring, Hungria 17-19 de julho
Silverstone, Reino Unido 31 de julho - 2 de agosto
Silverstone, Reino Unido 7-9 de agosto
Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha 14-16 de agosto
Spa-Francorchamps, Bélgica 28-30 de agosto
Monza, Itália 4-6 de setembro
Devido à fluidez contínua da situação internacional do COVID-19, a F1 finalizará os detalhes do calendário mais amplo e esperará publicar isso nas próximas semanas com a expectativa de ter um total de 15 a 18 corridas antes de completar a temporada em dezembro .
Atualmente, a F1 espera que as corridas de abertura sejam eventos fechados, mas espera que os fãs possam comparecer novamente quando for seguro fazê-lo.
A saúde e a segurança de todos os envolvidos continuarão sendo a prioridade número um, com a Fórmula 1 e a FIA tendo um plano robusto e detalhado para garantir que as corridas mantenham o mais alto nível de segurança, com procedimentos rigorosos.
Chase Carey, Presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Nas últimas semanas, temos trabalhado incansavelmente com todos os nossos parceiros, a FIA e as equipes para criar um calendário de abertura revisado para 2020, permitindo-nos reiniciar as corridas da maneira mais segura possível.
"Estamos satisfeitos por podermos definir nosso calendário de oito corridas de abertura hoje e esperamos publicar nosso calendário completo nas próximas semanas.
"Quero agradecer a todos os promotores e parceiros pelo apoio e compromisso contínuo com a Fórmula 1. "Embora atualmente esperemos que a temporada comece sem fãs em nossas corridas, esperamos que nos próximos meses a situação nos permita recebê-los de volta quando for seguro, mas sabemos que o retorno da Fórmula 1 será um impulso bem-vindo para fãs de esportes de todo o mundo ".