
A Lancia regressa ao mundo dos ralis com o Ypsilon Rally 4 HF, uma concentração de potência e agilidade nascida de uma colaboração entre a Lancia e a Stellantis Motorsport, que irá facilitar a evolução de jovens pilotos na categoria “Rally4”, fruto dos 212 CV de potência do modelo e do equipamento de competição concebido em conjunto com parceiros premium.
O Trofeo Lancia Rally faz também a sua estreia em Itália, com os pilotos a disputarem um prémio final de relevo e a oportunidade de competir com o veículo oficial da recém-formada Lancia Corse HF em 2026. As encomendas para o novo Lancia Ypsilon Rally 4 HF estão já abertas através da Stellantis Motorsport Racing Shop, a um preço de 74.500 euros.
O modelo foi desenvolvido e aperfeiçoado com o apoio de Miki Biasion, a lenda do desporto automóvel e Campeão do Mundo de Ralis com a Lancia.

Os circuitos são um importante campo de testes para melhorar a tecnologia e a segurança que são incorporadas em todos os veículos da série. Isto pode ser visto claramente no novo Ypsilon, automóvel que se mantém ágil, reativo e seguro em qualquer situação.
A fase de lançamento do novo Ypsilon está agora concluída em Itália, estando disponível em 160 showrooms Casa Lancia de todo o país, onde milhares de potenciais clientes tiveram já a oportunidade de descobrir a gama completa e participar em test-drives para experimentar a manobrabilidade e o prazer de condução do automóvel.
Desde o seu lançamento e até à data já foram colocadas 10.000 encomendas deste novo modelo.

"2025 marcará o regresso da Lancia aos desportos motorizados, uma vez que pretendemos restabelecer a nossa presença nas competições desportivas contemporâneas.” Disse Luca Napolitano, CEO da Lancia. “Com uma mistura de tradição e inovação, a Lancia olha para o futuro com paixão e ambição. Com 2026 marcado para ser o ano do Gamma, que será produzido na fábrica da Stellantis de Melfi, 2025 é dedicado ao regresso do nome HF, que aparecerá primeiro no Ypsilon e mais tarde no Gamma e no novo Delta com o ‘badge’ "HF Integrale". Sempre que o HF é mencionado, não podemos deixar de recordar os lendários Stratos, 037 e Delta, que dominaram os ralis durante duas décadas, conquistando um total de 15 Campeonatos do Mundo em competições de Pilotos e Construtores, recorde que ainda não foi batido. Sempre fomos líderes nos desportos motorizados e nos ralis, mas agora, com a elegância e simplicidade que nos distingue, estamos a regressar nos ‘Rally4’, a categoria de desenvolvimento para os pilotos profissionais do futuro, enquanto procuramos melhorar o nosso passado com paixão e orgulho."
Miki Biasion, uma lenda do Mundial de Ralis

Massimo ‘Miki’ Biasion (foto acima à esquerda) é um ícone na história do desporto automóvel, tendo contribuído para fazer da Lancia a marca mais bem-sucedida de todos os tempos, com 10 Campeonatos do Mundo de Construtores, 3 Campeonatos do Mundo de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana.
Biasion estreou-se com as cores da Lancia ao volante do Rally 037 de Grupo B, em 1983, ano em que competiu e venceu os campeonatos italiano e europeu. A partir de 1986, participa apenas em ralis do Campeonato do Mundo: logo no primeiro ano, leva o Delta S4 à vitória na Argentina, resultados que melhoraram ainda mais na temporada seguinte, alcançando cinco vitórias em 1988, que o levaram ao seu primeiro título mundial com o Delta Integrale de Grupo A. Em 1989, Biasion juntou-se ao grupo de Bicampeões do Mundo e, em ambos os anos, também ganhou o Rali Safari em África, sendo o único piloto italiano a consegui-lo.
Biasion ligou, assim e indissociavelmente, o seu nome a esta marca nos anos 80 e 90, tornando-se no piloto italiano mais bem sucedido de todos os tempos, tendo levado o icónico Delta da Martini Racing Team ao triunfo nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989.
"Se em criança sonhava com as pistas, sonhava com o vermelho de um Ferrari. No entanto, se sonhava em tornar-me piloto de ralis, então sonhava com o Lancia." Diz Biasion. "Sinto-me honrado por ter trabalhado em conjunto com as equipas Lancia e Stellantis Motorsport na afinação do Ypsilon HF e do Ypsilon Rally 4. Espero inspirar todos os jovens pilotos que se fazem à estrada com o nosso Lancia Ypsilon Rally 4 HF a tornarem-se profissionais e futuros campeões. O legado de vitórias e corridas da Lancia está de volta e estou feliz por fazer parte dele."

Comments