
A Toyota Gazoo Racing iniciou da melhor forma a época de 2025 do Campeonato Mundial de Ralis da FIA com uma “dobradinha” no Rali de Monte-Carlo conseguindo o máximo de pontos. Sébastien Ogier alcançou a décima vitória no lendário Rali, a segunda com o seu co-piloto Vincent Landais. Elfyn Evans e Scott Martin terminaram em segundo lugar na desafiante prova nos Alpes franceses.
Como é habitual, a prova apresentou um vasto leque de condições de atrito durante todo o fim de semana, com especiais de asfalto seco nos Alpes franceses, com zonas de gelo, bem como muita lama e gravilha a serem arrastadas para a estrada. Foi um primeiro evento desafiante para máquinas e pilotos com novos pneus Hankook e normas técnicas para 2025, na classe rainha: Rally1, que deixou de usar motorização híbrida.

Apesar destes desafios, a luta pela vitória manteve-se renhida ao longo de todo o fim de semana e foi até à última etapa, no icónico Col de Turini, no domingo à tarde. Ogier tinha uma vantagem de 20,3 segundos sobre Evans no último dia, com a dupla da Hyundai, Adrien Fourmaux e Ott Tänak, também logo atrás, mas um arranque precoce combinado com condições de frio e chuva dificultou a escolha de pneus.
Sébastien Ogier tornou-se assim no primeiro piloto do WRC a conquistar 10 vitórias num único rali e logo na prova que passa à porta da casa onde cresceu. "Que fim de semana", desabafou o francês, cuja primeira vitória no Monte-Carlo remonta à edição de 2009, na época, como prova do calendário do IRC. "Nem sei por onde começar. Acho que tive a estrela da sorte comigo – o meu tio, que perdemos há um ano. Tenho a certeza de que ele me trouxe tudo, e esta vitória é para ele. Não faço ideia se este será o meu último Rally de Monte-Carlo, mas seria um bom momento para terminar.”

Também com uma boa atuação, o companheiro de equipa, Elfyn Evans garantiu a “dobradinha” para a Toyota.
Já Adrien Fourmaux, em estreia com a Hyundai WRC, foi uma das grandes surpresas do rali. O jovem piloto conquistou o 3º lugar, a escassos quatro segundos de Evans, numa batalha emocionante até ao último quilómetro.
A emoção do Rally de Monte-Carlo 2025 não se limitou à luta pelo pódio, com as condições traiçoeiras de domingo a causarem estragos em vários pilotos. Sami Pajari e Takamoto Katsuta, ambos da Toyota, mas também Grégoire Munster (que se estreou a vencer uma classificativa), ao volante de um M-Sport Ford Puma Rally1, não conseguiram evitar saídas de estrada que os obrigou a desistir.
Na disputa pelo quarto lugar, Ott Tänak (Hyundai) perdeu a posição para Kalle Rovanperä (Toyota) no último dia, devido a um erro estratégico na escolha de pneus. A diferença entre os dois foi de apenas 4,7 segundos no final, com ambos os pilotos agora focados em recuperar o terreno perdido no próximo Rally da Suécia, onde já triunfaram em edições anteriores.

O campeão em título, Thierry Neuville, terminou em sexto lugar após um rali repleto de contratempos. Uma suspensão partida após um acidente, um furo e um problema elétrico custaram ao piloto belga mais de cinco minutos, comprometendo qualquer chance de repetir a vitória do ano passado.
Josh McErlean, ao volante de um M-Sport Ford Puma Rally1, surpreendeu na prova de estreia na categoria principal, ao terminar num sólido sétimo lugar. Já na categoria Rally2, Yohan Rossel, Nikolay Gryazin e Gus Greensmith completaram o top 10 geral, com Rossel a destacar-se com uma performance brilhante que lhe garantiu a liderança inicial no campeonato WRC2.
A atenção agora volta-se para a segunda etapa do campeonato, o Rally da Suécia, que vai decorrer de 13 a 16 de fevereiro. Com sede em Umeå, o único evento de inverno puro do WRC promete muita emoção, com os pilotos a enfrentarem as desafiantes condições de neve e gelo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DE MONTE-CARLO
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) 3h19m06.1s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +18.5s
3 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +26.0s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +54.3s
5 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +59.0s
6 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +5m44.2s
7 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +10m15.1s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +10m26.8s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +11m40.7s
10 Eric Camilli/Thibault de la Haye (Hyundai i20 N Rally2) +13m14.6s
Campeonato de pilotos no Mundial de Ralis 2025 FIA
1 Sébastien Ogier 33 pontos
2 Elfyn Evans 26
3 Adrien Fourmaux 20
4 Kalle Rovanperä 18
5 Ott Tänak 11
6 Thierry Neuville 9
7 Josh McErlean 6
8 Yohan Rossel 4
9 Nikolay Gryazin 2
10 Eric Camilli 1
Campeonato de construtores no Mundial de Ralis 2025 FIA
1 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 60 pontos
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 36
3 M-Sport Ford World Rally Team 11
Comments