
Thierry Neuville ficou um passo mais perto de conquistar o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA depois de vencer uma extenuante edição de 2024 do EKO Acropolis Rally Grécia.
O piloto belga venceu o rali de três dias cheio de carnificina em Lamia para liderar um resultado 1-2-3 da Hyundai Motorsport, à frente dos colegas da i20 N, Dani Sordo e Ott Tänak, com o principal rival de Neuville pelo título, Sébastien Ogier, a sofrer um acidente dramática no Wolf Power Stage quando perssegua o segundo lugar da geral.

Ogier conseguiu colocar o seu Toyota GR Yaris de volta e terminar o rali, garantindo de forma crucial os 15 pontos marcados na noite de sábado, mas despencou na classificação geral do rali depois de cair mais de 20 minutos.
O francês inicialmente liderou o rali no início do rali, mas ficou para trás quando o seu carro foi prejudicado por uma falha no turbocompressor na tarde de sexta-feira. Tänak e Dani Sordo também sentiram a ira da Acrópole, ambos sofrendo danos nos pneus no sábado, o que frustrou as suas próprias esperanças de vitória e catapultou Neuville para a liderança.
“Eu não tinha nenhuma informação sobre o acidente de Ogier e quando vi o carro ainda não tinha certeza se era ele”, revelou Neuville. “A partir daí, entendi que só precisava levar o carro para casa e passar. Desde ontem de manhã entendemos que tínhamos que avançar e seguir os nossos objetivos. Estou muito orgulhoso da minha equipe também e de Martijn – levamos o carro até o fim e é isso que importa”.
Mesmo Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe não ficaram imunes à brutalidade do rali. Um motor com falha de ignição afetou o Hyundai i20 N na manhã de abertura, mas a dupla conseguiu se reagrupar e aplicou uma estratégia sensata, equilibrando cuidadosamente o risco para evitar mais calamidades nas pistas traiçoeiras.
O resultado aumentou a vantagem de Neuville na classificação de pilotos para 34 pontos sobre Tänak, com Ogier a cair para terceiro, com 90 pontos ainda disponíveis nas três rondas restantes. No campeonato de fabricantes, a Hyundai ampliou a vantagem sobre a Toyota para 35 pontos.

Classificação do Rali da Acrópole:
1. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N 3h 38m 4,2s
2. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 N +1m 46,8s
3. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +2m 57,3s
4. S Pajari / E Mälkönen FIN Toyota GR Yaris Rally2 +7m 1.1s
5. R Virves / A Lesk EST Škoda Fabia RS Rally2 +7m 1.1s
Mundial de pilotos (após a 10 de 13 provas):
1. T Neuville 192 pontos
2. O Tänak 158
3. S Ogier 154
Comments