top of page

Coleção de Bernie Ecclestone colocada à venda

Redação

Bernie Ecclestone, um dos rostos mais conhecidos da Fórmula 1, decidiu desfazer-se da sua fabulosa coleção de monolugares, que vão desde os anos 50 até à era moderna.

 

A garagem, ou melhor, o hangar, é o sonho dos apaixonados pela F1: nada menos que 69 monolugares estão aqui alinhados. Do Ferrari de Alberto Ascari ao Brabham de Michael Schumacher e Nelson Piquet, esta é uma coleção excecional que está prestes a ser posta à venda.

 

Pertence a alguém que tem estado presente nos paddocks há mais de 50 anos e que, apesar dos 94 anos de idade, ainda faz aparições regulares nos fins-de-semana de corrida. Bernie Ecclestone é uma figura chave num desporto para o qual trabalhou a maior parte da sua vida.

 

Assumiu a direção da Brabham em 1971, ganhou dois títulos de pilotos com Nelson Piquet antes de criar e assumir a direção do Grupo Fórmula 1 em 1987, devolvendo-a trinta anos mais tarde, em 2017. Ao longo da sua longa carreira, Bernie Ecclestone acumulou na sua garagem um grande número de monolugares, alguns dos quais pertenceram aos maiores campeões da história do desporto.

 

Um legado incrível


Bernie Ecclestone encarregou Tom Harley Jr, um concessionário britânico, de vender os 69 modelos. Entre eles, um grande número de carros Brabham, a antiga equipa do britânico, incluindo os monolugares de Nelson Paquet campeões do mundo em 1981 e 1983. O BT46B também está disponível para venda. Só participou numa corrida, na Suécia, em 1978, antes de ser banido por ter um sistema de admissão de ar traseiro. Niki Lauda venceu a corrida com 34 segundos de vantagem sobre Riccardo Patrese, um sinal de que o carro funcionava um pouco bem demais.

 


Possui também uma das maiores colecções de Ferraris do mundo, incluindo o 375 F1 com o qual Alberto Ascari venceu duas vezes em 1951 e o Dino 246, o campeão do mundo de 1958 nas mãos de Mike Hawthorn. Ecclestone é proprietário de uma série de modelos com o símbolo do Cavalo Empinado, que retratam a história da F1, de Alberto Ascari a Michael Schumacher, passando por Niki Lauda, Jacky Ickx e Jean Alesi. 

 

“Nenhuma coleção como esta foi alguma vez posta à venda e ninguém no mundo tem uma coleção de carros de corrida como a de Bernie”, afirma Tom Hartley Jr., responsável pela venda. “Esta é uma excelente oportunidade para um colecionador exigente adquirir carros que nunca foram postos à venda antes, e seria ótimo vê-los de volta à pista.”

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page