
Max Verstappen está confiante de que teria vencido o campeonato do mundo de F1 deste ano “mais cedo” se estivesse a conduzir para a McLaren, ao mesmo tempo que sugere que teria sido campeão do mundo com a Mercedes em 2021.
Verstappen conquistou o seu quarto título mundial de F1 no Grande Prémio de Las Vegas com um P5, um lugar à frente do principal rival Lando Norris. A certa altura da época, parecia improvável que Verstappen mantivesse o seu título devido ao fraco desempenho da Red Bull.

A vitória do holandês em São Paulo provou ser crucial para o seu triunfo no título, depois de ter chegado ao topo após ter partido da 17ª posição da grelha. Reflectindo sobre os últimos quatro anos, Verstappen sente que teria ganho o título deste ano se estivesse a conduzir para a McLaren.
“Essas coisas só me motivam”, disse Verstappen ao De Telegraaf. “Se as pessoas são críticas e pensam que só posso ganhar com o melhor carro, vou provar que estão erradas. Se eu não receber o crédito por isso agora, não sei o que mais posso fazer.”
"Se eu teria sido campeão com o McLaren? Sim! E muito mais cedo também. Em 2021, com outro carro, também teria conquistado o título. Em 2022 teria sido mais difícil, porque a Ferrari era talvez um pouco frágil demais nessa altura. E no ano passado? Bem, isso teria sido um pouco mais complicado”.
Verstappen ganhou quatro títulos consecutivos na F1. O piloto de 27 anos acha que a conquista do título em 2023 é “subestimada”, já que venceu 10 corridas seguidas - 19 de 23 no total.

“No ano passado, eu tinha um carro dominante, mas sempre senti que nem todos apreciaram o que conseguimos como equipa, vencendo 10 corridas seguidas”, disse o neerlandês na conferência de imprensa da FIA após a corrida. “Claro que o nosso carro era dominante, mas acho que não era tão dominante como as pessoas pensavam."
“Por isso, esta é, sem dúvida, a minha melhor época para a qual olharei sempre para trás. Porque mesmo em sítios onde talvez não tivéssemos a afinação perfeita, continuámos a ser capazes, porque na corrida o nosso carro foi sempre bastante forte para ganhar corridas.”
“Mas também estou muito orgulhoso desta época porque durante a maior parte da época, diria que em 70% da época, não tivemos o carro mais rápido, mas mesmo assim aumentámos a nossa liderança. Por isso, é sem dúvida algo de que me orgulho muito.” Concluiu Max Verstappen.

Comments