
A Suzuki V-Strom 800 DE é uma moto de aventura média que conta com um motor vigoroso, uma genuína ciclística offroad com suspensões de longo curso e um rico equipamento eletrónico. Uma boa surpresa!
Texto Ricardo Ferreira
Fotos @Cláudia Tavares
Para o ano de 2023, a marca japonesa de Hamamatsu apostou nas V-Strom, as motos “aventureiras” da empresa japonesa, não apenas na mais poderosa 1050 DE, como na nova adventure média V-Strom 800DE com um motor totalmente novo e verdadeiro equipamento técnico offroad. Na verdade, possui rodas raiadas com frente de 21 polegadas, suspensão de longo curso totalmente ajustável, depósito de 20 litros de estilo ‘dakariano’, protetores de mãos, grade de proteção de aço para o radiador e de plástico rígido para proteger o motor, tudo estritamente de série.
NOVO MOTOR COM ELETRÓNICA APURADA

O motor bicilíndrico de 776cc tem uma potência declarada de 84 CV @ 8.500 rpm , um binário máximo de 78 Nm às 6.800 rpm e está alojado num novo quadro tubular de aço. O equipamento eletrónico inclui 3 mapas de motor, controle de tração desativável de 3 níveis (mais um mapa específico para uso offroad). O ABS em 2 níveis também pode ser desativado na traseira para uso off-road. Além disso, podemos contar com uma caixa eletrónica bidirecional e sistema Low RPM que evita desligamentos repentinos do motor em manobras a baixa velocidade – também muito útil no fora de estrada e cidade.
O banco é largo e bem acolchoado, o pára-brisas baixo é ajustável em 3 níveis , enquanto o rack traseiro com alças integradas para o passageiro permite transportar bagagem extra.
PRESTÁVEL E VERSÁTIL

No nosso contacto ficou-me um frio na barriga, porque na verdade não fui muito além dos 30 por cento de utilização fora de estrada onde esta moto demonstra numerosas virtudes, não só um desempenho brilhante a baixa velocidade em terrenos difíceis, como uma boa dose de potência para nos divertirmos a partir de meio curso do acelerador. O correto triangulo ‘guiador-banco-peseiras’, as reentrâncias bem escavadas do depósito para apoio dos joelhos, deixam o utilizador imediatamente à vontade, enquanto os flancos estreitos permitem tocar o solo com segurança, apesar do assento ter 855 mm de altura.
No asfalto, o novo bicilíndrico impressiona desde os primeiros metros porque tem um torque muito apetecível em todas as velocidades, com uma excelente banda de utilização da potência desde as 2.000 a 10.000 rpm, auxiliado por uma caixa de velocidades eletrónica bem afinada e com vibrações baixas.

O manuseamento é bom, mesmo que em mudanças rápidas de direção tenhamos que lidar com a inércia da grande roda dianteira de 21". Porém, a proteção contra o ar poderia ser melhorada , pois o pára-brisa é muito estreito, sendo aconselhável para viagens colocar o “maior” oferecido pela Suzuki como acessório.
Mesmo fora de estrada a nova V-Strom impressiona apesar dos 230 kg declarados, é uma moto “fácil” ou mesmo indicada para iniciantes, graças ao excelente equilíbrio do conjunto.

CONCLUSÃO
No asfalto, a V-Strom 800DE é uma delícia. Suave como um líquido nas curvas, com bastante binário para tornar a descida de desfiladeiros numa explosão. É confortável e estável em velocidade, com uma ergonomia excelente (mas muito neutra) e um cockpit agradável. Os quilómetros em autoestrada são fáceis e relaxantes, mas é suficientemente ágil para se tornar desportiva. No geral, é um equilíbrio muito agradável entre estabilidade e agilidade. Mas vamos diretamente ao cerne da nossa questão - desempenho fora de estrada - onde este modelo procura destacar-se da gama V-Strom.
Algumas motos, por mais bem-comportadas que sejam na estrada, podem esquecer completamente os seus modos fora de estrada. Assim que começou o trilho de terra, estremeci enquanto esperava para ver onde a 800DE se iria desestabilizar. Com certeza que algumas das curvas acidentadas me iriam fazer sentir um pouco de dor de cabeça. Mas o momento de instabilidade nunca chegou.
A qualidade estável e confortável da V-Strom convidou-me a esforçar-me mais, enquanto descobria que esta estabilidade sólida como uma rocha era apenas o início onde a ciclística brilhava verdadeiramente. À medida que as coisas se tornam mais agressivas, a 800DE absorve as sugestões do condutor e responde com o mesmo comportamento afiado pelo qual as motos de terra RM-Z da Suzuki são famosas. A partir de uma posição de pé, sentirá que a manobrabilidade reage instantaneamente a uma mudança no seu peso. A sua dinâmica de resposta aumenta a confiança na máquina à medida que a moto dança em estradas irregulares e rochosas com precisão.
No centro deste excelente equilíbrio está o quadro de tubos de aço da 800DE, que a Suzuki concebeu em torno do novo motor compacto de dois cilindros paralelos. No desenho do quadro, os engenheiros da Suzuki não só tiveram em conta a forma como a colocação do motor afecta a manobrabilidade, mas também onde se situa a anca do condutor - neste caso, mais à frente do que noutros modelos ADV - permitindo ao condutor deslocar o seu peso para um efeito ótimo com muita facilidade.
Por tudo isto e pelo seu perfeito compromisso em pisos distintos, se tivessemos que atribuir uma pontuação de 1 a 10, com toda a certeza atribuimos um 8, bem acima da mediania de outras ADV da mesma categoria.

Ficha técnica
Motor
TIPO: Bicilíndrico 4T com refrigeração líquida, DOHC
CILINDRADA: 776 cc
DIÂMETRO X CURSO: 84,0 mm x 70,0 mm
POTÊNCIA MÁXIMA: 82 CV @ 8.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO: 78 Nm @ 6.800 rpm
ALIMENTAÇÃO: injeção eletrónica
Transmissão
EMBRAIAGEM: multidisco em banho de óleo
CAIXA: 6 velocidades
FINAL: Corrente
Ciclística
SUSPENSÃO DIANTEIRA: forquilha telescópica KYB invertida, curso 220 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA: mono-amortecedor regulável, curso 220 mm
TRAVÃO DIANTEIRO: 2 discos
TRAVÃO TRASEIRO: disco
RODA DIANTEIRA: 90/90-21”
RODA TRASEIRA: 150/70-17”
Dimensões e capacidades
COMPRIMENTO TOTAL: 2.345 mm
ALTURA DO ASSENTO: 855 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1.570 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO: 20 litros
PESO A SECO DECLARADO: 230 kg
CORES: Amarelo, Branco pérola, Cinza mate metalizado
Preço (c/ IVA incluido): a partir de 11 499,00 €
Importador: Moteo Portugal
Comments