NOVO RENAULT CLIO
LÍDER DE GERAÇÕES
O Clio é um carro do segmento B , o que não quer dizer que prescinda de muitas das virtudes, e de muitos dos ‘prazeres ’ exclusivos dOS familiares de classe média-alta. A Renault melhorou de forma exemplar a última geração enriquecendo-a no equipamento, no conforto e prazer da condução.
Por Ricardo Ferreira; fotos Renault Portuguesa
Conhecem-se os recentes ataques da concorrência ao pequeno e simpático Clio: o Citroen C3, o Ford Fiesta ST 200, o VW Golf mais tarde, todos querem enfrentar o valoroso francês do povo. Do povo? Sim. O Clio tem mais de 13 milhões de unidades vendidas desde 1990, tendo-se tornado o automóvel francês mais vendido de sempre!
Além disso, a marca francesa chegou ao mês de Julho com um ‘score’ impressionante nas vendas em Portugal. É líder incontestada! E a história segue em frente.
A QUINTA GESTAÇÃO
Inspirada diretamente no concept-car DeZir a quarta geração do Clio foi o primeiro modelo a adotar, em 2012 um novo estilo na Renault. Porém, esta última versão do popular Clio está ainda mais sedutora, graças à sua assinatura luminosa Full LED e à integração de elementos de design e de harmonia interior que ostentam a qualidade e a excelência aplicada ao detalhe.
Reconhecido pelas suas prestações dinâmicas, sente-se que está perfeitamente à vontade em cidade: o sistema Easy Park Assist (estacionamento mãos-livres) torna ainda mais fácil a condução urbana.
Consoante as versões, o Clio inova ao propor três sistemas multimédia, incluindo o inteligente sistema R&Go®, disponível desde a gama de base, e a mais recente evolução do sistema R-LINK.
Com a introdução do motor 1.5 dCi 110 e da caixa manual de seis velocidades no TCe 120, o Novo CLIO dispõe de uma gama de grupos motopropulsores entre as mais abrangentes do mercado. Está disponível com carroçaria berlina ou Sport Tourer e com múltiplas possibilidades de personalização,
O Novo Renault Clio será comercializado em meados de Setembro, a partir dos 15.200€.
INTERIOR E EQUIPAMENTO: MAIS CARÁTER QUE NUNCA!
No design, à frente a grelha que enquadra o logótipo foi redesenhada. A parte inferior é visualmente mais larga e na secção traseira o perfil da saia da embaladeira foi modificado, para proporcionar maior robustez. Também na iluminação o novo Clio se destaca da concorrência. Os faróis dianteiros Full LED são característicos dos últimos modelos da marca: os faróis LED "Pure Vision" desempenham as funções de médios e de máximos, tecnologia que melhora a estética e a segurança, graças a uma luz 20% mais potente e que provoca menos encandeamento.
Nas versões de entrada e médias,o Clio é dotado de faróis diurnos LED e de elementos cromados na parte inferior da grelha dianteira. Vamos agora ao habitáculo.
O volante foi redesenhado e abandona alguns elementos plásticos de que dispunha quando foi lançado. Nas versões superiores, é revestido a couro. A alavanca de velocidades também foi redesenhada e tem um estilo mais moderno que reforça a perceção de qualidade.
Os painéis das portas foram renovados: os apoios de braço, agora integrais, ganham maior qualidade visual e incorporam novos botões de comando. Os arejadores centrais foram redesenhados e a iluminação de teto integra luzes de leitura individuais, bem como iluminação LED.
A qualidade dos tecidos dos bancos evolui em todas as versões e nas versões superiores, sendo importante referir que o novo design dos bancos é mais envolvente e oferece um melhor apoio lateral.
E agora, o som, importante sobretudo para as gerações mais novas que o podem conduzir ou ser a nossa companhia. Consoante as versões, são propostos três sistemas multimédia, incluindo o inteligente sistema R&Go, disponível desde a gama de base, e a mais recente evolução do sistema R-LINK.
Com o Renault R-LINK Evolution, o Novo CLIO propõe um sistema multimédia completo. Reconhecido pela qualidade do grafismo e ergonomia, o R-LINK Evolution utiliza um tablet integrado personalizável com um ecrã capacitivo de 7 polegadas, que permite ampliar, reduzir ou deslocar a imagem simplesmente tocando com os dedos, como num smartphone.
MOTORES dCi 110, TCe 120 COM CAIXA DE 6 VELOCIDADES
Aumentar o prazer à condução, foi o propósito da Renault ao juntar à mais recente geração Clio, dois novos grupos propulsores: o dCi 110, e o TCe 120, ambos associados a uma caixa manual de seis velocidades. Mais potência e maior prazer de condução existe na nova unidade
Diesel, o motor Energy 1.5 dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Equipado com Stop & Start e sistema de recuperação de energia na travagem e na desaceleração, o dCi 110 tem uma potência de 110 cavalos às 4000 rpm e um binário de 260 Nm às 1750 rpm. A nova arquitetura do turbocompressor, e a sua baixa inércia, permite a este motor oferecer tempos de resposta muito curtos a baixo regime.
Nas versões Gasolina, a novidade é o motor Energy TCe 120, associado à caixa manual de seis velocidades, que complementa a oferta da caixa automática de dupla embraiagem EDC. Recorrendo a tecnologias de injeção direta, turbocompressor e Stop & Start, este motor disponibiliza 205 Nm a partir das 2000 rotações.
Em termos globais, a nova geração Clio passa a oferecer uma gama de grupos propulsores das mais abrangentes do mercado. Uma das gamas de motores Diesel mais ricas do mercado: 75, 90 e 110 cv, com caixa de velocidades manual ou automática de dupla embraiagem (EDC).
A gama a gasolina também abrange uma ampla oferta: 75, 90 e 120 cv, com caixa de velocidades manual ou automática de dupla embraiagem (EDC). Incluindo os motores a gasolina das versões Renault Sport, o novo Clio propõe 11 grupos propulsores diferentes. Desta forma, a oferta motor/caixa é uma das mais abrangentes do mercado, e permite satisfazer as necessidades de todos os seus clientes, particulares ou profissionais.
MAIS ÁGIL EM CIDADE E MELHOR COMPANHIA NA ESTRADA
Desde a primeira geração que a reputação do Clio se apoia na competência de evoluir tão facilmente em cidade, como em estrada. Essa qualidades foram reforçadas para acrescentar ainda mais polivalência e agilidade, graças aos sistemas de ajudas à condução propostos.
Para além do radar de marcha atrás, é proposto – consoante as versões – o radar dianteiro e a câmara de marcha atrás, o que facilita as manobras, e permite evitar as pequenas colisões (frequentes na cidade) e os riscos tão comuns na condução em meio urbano.
O sistema "Easy Park Assist" (estacionamento mãos-livres), disponível nas versões superiores, ajuda o condutor nas manobras de estacionamento. O condutor começa por indicar o tipo de estacionamento pretendido: em paralelo, na perpendicular ou em espinha.
A menos de 30 km/h, o sistema deteta qualquer espaço disponível adequado ao tamanho do Novo CLIO. Detetado o lugar de estacionamento, o sistema calcula e assegura a trajetória do automóvel: o condutor não tem de se preocupar com o volante; controla apenas o acelerador, o travão e a caixa de velocidades.
A PARCERIA COM A BOSE ALARGADA AO CLIO
Desde 2008 que a Renault é parceira da Bose®. Depois do Koleos, Mégane, Scénic, Laguna, Latitude, Espace, Kadjar e Talisman, o Clio é o primeiro modelo Renault do segmento B a beneficiar da excelência do som premium Bose. A qualidade exclusiva do som Bose transforma o habitáculo do Novo CLIO num verdadeiro auditório, difundindo um som autêntico e nítido, com um nível de realismo sonoro muito semelhante ao de uma atuação musical ao vivo.
Esta experiência sonora, é possível graças a um sistema desenvolvido especificamente para o Clio, sendo propostos sete altifalantes de alto desempenho: 2 à frente, integrados no painel de bordo, 2 nos painéis das portas dianteiras, 2 nos painéis das portas traseiras, 1 subwoofer dotado da tecnologia exclusiva de guia de ondas Bose, instalado no porta-bagagens (disposição específica).
Divirta-se, delicie os ouvidos… mas não tire os olhos da estrada, nunca. Ou então, estacione e divirta-se à grande com os mais recentes sons do mercado.
PREÇOS
Energy TCe 90: 15.200 euros (ZEN); 16.100 euros (Limited Edition); 17.870 (GT Line)
Energy TCe 120: 18.570 euros (GT Line)
Energy TCe 120 EDC: 20.470 euros (GT Line)
Energy Tce 220 EDC: 31.750 euros (RS Trophy)
Energy dCi 90: 19.250 euros (ZEN); 20.150 euros (Limited Edition); 21.920 euros (GT Line)
Energy dCi 90 EDC: 23.820 euros