APRESENTAÇÃO MEGANE SPORT TOURER
O NOVO CHEFE DE FAMÍLIA
A carrinha Megane Sport Tourer surge nesta quarta geração, mais confortável, mais espaçosa e com argumentos técnicos poderosos, como a condução personalizável e o sistema de rodas traseiras direcionáveis (4Control) que a situam num patamar alto entre as melhores berlinas familiares. Bem-vinda!
Por Ricardo Ferreira; fotografia Renault Portuguesa
A nova Megane Sport Tourer, já disponível para encomenda no nosso país, é uma carrinha onde a Renault deposita grandes expectativas. E não faltam motivos para tal. A nova Sport Tourer, alia elegância e dinamismo a um conjunto de tecnologias únicas no segmento C, como a condução personalizável (Multi-Sense) e a tecnologia de 4 rodas direcionais (4Control).
Representando as carroçarias familiares de estilo carrinha uma importante fatia de 30% de quota de mercado, o aparecimento desta nova versão, é um acontecimento importante para uma marca que pretende dominar este segmento.
O evento onde a Renault Portugal deu a conhecer a nova Megane Sport Tourer, deu a conhecer uma carrinha que combina o design inspirado no ADN da Renault Sport, com as tecnologias já referidas e dois tipos de motores específicos: Energy TCe 205 EDC e Energy dCi 165 EDC. As três versões, já disponíveis nos concessionários da marca são o Megane Sport Tourer, Sport Tourer GT LINE e Sport Tourer GT. Vamos conhecê-los.
ELEGÂNCIA E CONFORTO SUPERIOR
Esta apresentação expôe uma carrinha elegante, confortável e com um certo caráter desportivo, sendo mesmo o automóvel mais baixo e com as vias mais largas da sua categoria. A frente apresenta-se com uma assinatura luminosa distintiva, em forma de C, visível nas duas ópticas que beneficiam da tecnologia LED com guia de luz e efeito 3D. Nas versões superiores, o Sport Tourer disponibiliza faróis "full LED", com comutação automática estrada/cidade (tecnologia LED Pure Vision). Na secção posterior as luzes alongam-se proporcionando um efeito 3D. A Sport Tourer é um automóvel polivalente e familiar, com um conforto dinâmico muito homogéneo. O trabalho realizado ao nível da suspensão e do conforto acústico foi elaborado nesse sentido, sendo ainda importante ter um comportamento em estrada e uma oferta de motores apropriada a diversas necessidades.
Comparando-a com a anterior versão, a nova Sport Tourer está mais confortável , graças sobretudo à melhor ergonomia do posto de condução, ao trabalho realizado em termos de conforto e de poder de retenção dos bancos. Contribuiu para essa melhoria no conforto a melhor ligação ao solo, os amortecedores e batentes de fim de curso melhorados para otimizar o conforto e a direção mais rigorosa e reativa. As vibrações foram reduzidas, recorrendo os técnicos a um trabalho específico de afinação da filtração dos triângulos dianteiros, mas também às alterações aplicadas nas articulações do trem traseiro de modo a acentuar a filtragem das irregularidades do piso. Também a evolução acústica que se associa aos ruídos de condução é significativa em relação à Mégane 3 Sport Tourer. Foi melhorado o isolamento dos ruídos de ar - sobretudo em autoestrada - graças a uma maior espessura dos vidros, às juntas de estanquicidade exteriores na parte inferior das portas e à generalização do para-brisas acústico.
A sensação de "silêncio" no habitáculo melhora graças à adição/extensão de espumas e feltros sob o capô, nas cavas das rodas, nas zonas inferiores das portas, na moldura do para-brisas e por trás das guarnições laterais da bagageira. A maior rigidez na estrutura da carroçaria também permitiu obter um melhor isolamento dos ruídos de vibração com o motor ao ralenti.
TECNOLOGIA DINÂMICA
A Megane Sport Tourer beneficia da arquitetura modular CMF C/D (Common Module Family), dispondo, por isso, de numerosos benefícios do segmento superior, provenientes do novo Espace e Talisman. Assim, a Sport Tourer propõe como o novo Megane berlina, uma oferta completa de tecnologias únicas. Esta vertente foi uma das apostas da Renault, exibindo assim elementos como o Head-Up Display a cores, o quadro de instrumentos com ecrã TFT de 7 polegadas a cores e personalizável e o tablet multimédia vertical R-LINK 2, situado em posição horizontal nos níveis mais baixos de equipamento de forma a facilitar a utilização. É neste componente que se integra o já conhecido sistema Multi-Sense que permite alterar diversos parâmetros de funcionalidade do veículo, entre os níveis Neutral, Sport, Confort, Personalizado e Eco, cada qual com a sua especificidade, do mais económico ao mais desportivo. No modo Sport retira alguma assistência à direção, aumenta a reatividade do acelerador e enrijece ligeiramente o amortecimento.
A tecnologia Multi-Sense permite personalizar a experiência de condução consoante os desejos do condutor, atuando sobre a rigidez da direção, a resposta do pedal de acelerador e do motor, o tempo entre passagens da caixa de velocidades automática EDC, o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL (versão GT), o ambiente luminoso do habitáculo, bem como a função de massagem do banco do condutor. Um comando posicionado na consola, permite aceder diretamente a estes cinco modos de condução indicados no ecrã do R-LINK 2.
SISTEMA ‘4CONTROL’ DE RODAS TRASEIRAS DIRECIONAIS
A Megane Sport Tourer GT é a primeira carrinha do segmento C a beneficiar da tecnologia 4Control. Trata-se de uma tecnologia inovadora com a assinatura Renault que gere a brecagem das rodas traseiras. Configurado pelos engenheiros da Renault Sport, especificamente para o Megane Sport Tourer GT, o sistema proporciona dinamismo e precisão em estradas sinuosas, independentemente do modo escolhido. Em situações de emergência como uma perda súbita de aderência, as quatro rodas direcionais garantem uma reatividade imediata e pronta correção da trajetória.
O 4Control oferece estabilidade a alta velocidade e manobrabilidade a baixa velocidade (em manobras), conferindo ao automóvel uma agilidade excecional. Cem vezes por segundo, o sistema calcula e ajusta o ângulo de direção das rodas traseiras de forma a garantir a estabilidade ideal. A Sport Tourer GT dispõe apenas de quatro modos de condução que permitem satisfazer as diversas expectativas dos condutores: Sport, Neutral, Confort e Personalizado. Com o 4Control abaixo de 80 km/h em modo Sport, e abaixo dos 60 km/h nos restantes modos, as rodas traseiras viram no sentido inverso ao das rodas dianteiras. O automóvel parece, então, ter uma distância entre eixos idêntica à de um modelo de dimensões inferiores. Acima destas velocidades, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras e, neste caso, o automóvel comporta-se com uma extraordinária estabilidade.
O modo Sport permite explorar plenamente todo o temperamento da Sport Tourer GT. O botão R.S. Drive é um atalho que permite aceder imediatamente a esta configuração. No modo Sport, o 4Control é mais reativo e permite reduzir 40% o ângulo do volante (mais 5% do que nos outros modos) relativamente ao de um automóvel idêntico desprovido deste sistema, acrescentando dinamismo à condução quando as curvas e as contracurvas se sucedem.
O modo Sport atua ainda na regulação da direção, na cartografia do pedal de acelerador e na parametrização motor/caixa. O modo Neutral, ativo por predefinição no arranque, oferece a melhor combinação para o dia-a-dia, entre espírito desportivo e conforto.
O modo Comfort permite otimizar o consumo com uma tipificação económica de algumas funções. O modo Perso pode ser configurado pelo condutor e permite-lhe modificar alguns aspetos do seu automóvel de acordo com os seus desejos.
DOIS MOTORES COM DIVERSAS VARIANTES
A versão Sport Tourer GT beneficia também de peças novas específicas, como molas, amortecedores, barras estabilizadoras e direção. Por exemplo, o diâmetro dos discos de travões foi aumentado 30 mm em relação aos da carrinha Sport Tourer: 320 mm à frente e 290 mm atrás. Beneficia ainda de dois motores parametrizados pela Renault Sport: Energy TCe 205 EDC e o Diesel Energy dCi 165 EDC.
A unidade Energy TCe 205 EDC de gasolina, apresenta caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades, alcançando uma potência máxima de 205 cv e 280 Nm de binário, disponível a partir das 2400 rpm. Trata-se de um motor a gasolina de 1,6 l com turbocompressor, configurado pela Renault Sport para na versão GT conseguir uma excelente aceleração e desempenhos compatíveis com emissões de CO2 de 134 g/km e consumos de 6 l/100 km.
O motor Energy dCi 165 conta com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades, alcançando os 165 cv de potência e 380 Nm de binário, disponível a partir das 1750 rpm. Este é um motor Diesel, com a tecnologia Twin-Turbo da Renault, que até ao final do ano vai completar a oferta de motores da Megane Sport Tourer GT. O primeiro turbo de muito baixa inércia faculta uma resposta instantânea desde os regimes mais baixos, enquanto o segundo turbo assegura superiores subidas de regime e acelerações dinâmicas numa maior amplitude.
A estas duas unidades (gasolina e Diesel) acrescem 8 variantes em termos de potência e especificações, todas unidades de 4 cilindros com turbo e uma versão híbrida (dCi 110 Hybrid Assist) que faculta a recuperação de energia nas fases de desaceleração.
EQUIPAMENTO, DIMENSÕES E SEGURANÇA
Em termos de dimensões, um dos aspectos a salientar é o aumento no comprimento total face ao compacto (4626 mm contra 4359 mm), o que se repercute no crescimento de quatro centímetros na distância entre eixos (para 2712 mm). Esses ganhos foram, de acordo com a marca, utilizados no habitáculo para melhorar o espaço para os joelho dos ocupantes dos bancos traseiros e a capacidade da bagageira (580 litros com os cinco lugares operacionais ou 1695 litros com o rebatimento dos bancos traseiros).
Na sua categoria, esta é segundo a marca, "a carrinha mais baixa e mais larga", contando para tal com uma largura de vias de 1591mm no trem dianteiro e de 1586mm atrás. E, de facto, o espaço para as pernas dos ocupantes atrás é um atributo a ter em linha de conta.
Passando ao equipamento, em resposta a um apelo muito especial de variantes desportivas no mercado nacional, à semelhança do que já sucede com a berlina, a Renault terá à disposição as opções GT Line e GT. A primeira é uma forma mais diluída de ter um desportivo, focando mais no aspeto visual do que técnico. A Sport Tourer GT Line apresenta um design mais arrojado, destacando no exterior um para-choques dianteiro com perfil mais desportivo e uma entrada de ar alargada, uma grelha inferior específica, uma saída de escape elítica cromada, um monograma GT Line de grandes dimensões nos guarda-lamas da frente e as jantes de 17 polegadas Dark Metal de série (jantes de 18 polegadas opcionais).
No interior os bancos envolventes com apoios de cabeça integrados tem o logótipo sport, estando disponíveis dois tipos de estofos: tecido ou couro Alcantara (em opção). Ao habitáculo com apontamentos em azul, junta-se o volante dotado de um revestimento específico para oferecer uma melhor retenção, assim como a assinatura GT Line visível no friso do painel.
Mais ´realista' é o nível GT em termos de foco desportivo. Tem a suspensão trabalhada, visual mais agressivo (percetível pelas jantes de 18 polegadas), motores a gasolina de 205 cv e diesel de 165 cv (uma novidade), sistema de eixo traseiro direcional (4Control), MultiSense com modo RS Drive, sistema de travagem melhorado e, ainda, duas tecnologias muito especiais: o Launch Countrol com o motor Energy TCe 205 EDC e MultiChange Down, este último a permitir reduções múltiplas de caixa. O Mégane Sport Tourer GT consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.
A Renault apostou ainda numa série de elementos que melhoram a segurança, como o cruise control adaptativo entre os 50 e os 150 km/h (ACC), a travagem ativa de emergência (AEBS), alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), alerta de distância de segurança (DW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), aviso de ângulo morto (BSW), câmara de marcha-atrás, comutação automática dos máximos/médios (AHL), ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist. O sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist está apto a realizar as operações necessárias para estacionar em 3 posições diferentes: em paralelo, em espinha e na perpendicular.
Renault Megane Sport Tourer, GT Line e GT
Preços por motores e versões (€)
Gasolina
ENERGY TCe 100 Zen (100cv) 22.350,00
ENERGY TCe 130 (130cv) 24.900,00
ENERGY TCe 130 EDC GT Line (130cv) 27.900,00
ENERGY TCe 205 EDC GT (205cv) 33.100,00
Diesel
ENERGY dCi 90 Zen (90cv) 24.700,00
ENERGY dCi 110 Zen (110cv) 26.000,00
ENERGY dCi 110 Eco Zen (110cv) 26.400,00
ENERGY dCi 110 EDC GT Line (110cv) 30.950,00
ENERGY dCi 130 (130cv) 30.000,00
ENERGY dCi 165 EDC GT (165cv) 36.100,00